Cada um conforme as suas posses

Quando lemos a palavra de Deus, quando observamos como os irmãos viviam, então devemos parar e refletir sobre como temos vivido e nos comportado em nossos dias e então, julgarmos a nós mesmos com relação ao quanto temos vivido de forma plena a vontade de Deus e expressando o Seu reino neste mundo.

O plano e o propósito de Deus está em que a Igreja, o corpo de Cristo, expresse neste mundo os valores do reino, a Sua vontade, manifeste as virtudes do Criador.

No livro de atos, no capítulo 11, nos versos 29 e 30, podemos observar que os irmãos de Antioquia, tem consciência que os irmãos da judeia passariam necessidades, não que estavam passando, resolveram, cada um segundo as suas posses, ajudar os que iriam passar necessidades, como podemos ler: “Os discípulos, cada um conforme as suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que moravam na Judéia; o que eles, com efeito, fizeram, enviando-o aos presbíteros por intermédio de Barnabé e de Saulo.” (Atos 11:29-30, RA).

Por que precisamos compreender uma atitude desta?  E a questão principal é que não estavam enviando esmolas, mas segundo as suas posses, estavam repartindo o que tinham. Nós precisamos compreender que o reino de Deus não se trata de dar esmola, mas repartir com quem está passando necessidade, ajudar uns aos outros em suas dificuldades.

Para vivermos o reino de Deus, precisamos compreender a obra realizada em nossas vidas, quem somos, e então, entendermos o propósito do Pai para nós e como devemos viver neste mundo. Sem este entendimento nossa vida se resumirá a uma religiosidade que não tem qualquer valor perante o nosso Senhor.

Fomos removidos do império das trevas, onde vivíamos segundo o nosso entendimento, buscando os nossos interesses e fazendo a nossa vontade. Éramos, por natureza, egoístas, orgulhos e arrogantes. Mas, por causa da obra de Cristo na cruz, fomos libertos do poder e domínio do pecado, fomos transportados para o reino de Deus, para vivermos neste mundo segundo a Sua vontade, manifestando Suas virtudes entre os homens.

Temos a consciência que temos que viver neste mundo revelando as virtudes de Deus, proclamando por meio de nossas ações os valores eternos do Seu reino. É nossa responsabilidade manifestar e agir segundo a natureza do Criador, pois recebemos do Espírito Santo que nos habilita e nos capacita para vivermos neste mundo segundo o coração e desejo de nosso Deus e Pai. Tendo este entendimento, devemos rejeitar todo pensamento do mundo e manifestar os valores eternos do reino que se manifestam por ações que revelam misericórdia, compaixão, graça, bondade e manifestação do amor de Deus entre os homens.

Contribuir, ajudar, repartir com quem precisa, passa a ser não uma opção, uma alternativa, mas uma obrigação natural resultante de quem somos e da obra de Deus realizada em nossas vidas para que o Seu propósito se cumpra neste mundo por meio da igreja: expressão do Seu reino.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/cada-um-conforme-suas-posses