Sacrifício definitivo

Não vivemos debaixo da lei e compreendemos isso, mas não agimos segundo este entendimento e queremos praticar obras semelhantes à lei, para que possamos ser santificados, realizando sacrifícios como se fossem ofertas pelos nossos pecados. Na carta aos hebreus, no capítulo 10, do verso 8 ao 10, podemos ler: “Depois de dizer, como acima: Sacrifícios e ofertas não quiseste, nem holocaustos e oblações pelo pecado, nem com isto te deleitaste  (coisas que se oferecem segundo a lei),  então, acrescentou:  Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade.  Remove o primeiro para estabelecer o segundo.  Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.” (Hebreus 10:8-10, RA)

O que deduzimos e entendemos deste texto? Deus não se alegra e nem a nossa situação de remoção de pecados se dá por meio de sacrifícios e ofertas que possamos fazer, não é o nosso esforço, não são as nossas obras, não são os nossos sacrifícios realizados em favor de Deus, de Sua obra que pode nos purificar e nos santificar diante Dele.

Muitas vezes fazemos obras pensando que Deus nos aceita e que nos tornamos dignos de receber a recompensa de acesso aos céus e à vida eterna. Não é por meio do esforço que realizamos que temos acesso à vida e presença de Deus e nem é pelas nossas boas obras que recebemos a recompensa da salvação de nossa alma e a vida eterna.

Temos que ter claro em nossa mente, que o único sacrifício aceito por Deus e que nos purifica de forma definitiva foi cumprido por Cristo em nosso favor. Ele foi constituído o cordeiro pascal, a única oferta em favor dos homens, capaz de purificar e de santificar para que possamos estar na presença de Deus.

Sua oferta em nosso favor, para cumprir a justiça de Deus é única e definitiva, não depende de mais nada. Ela traduz a graça de Deus em nosso favor, e a nossa reconciliação com Ele está no fato de crermos em Cristo, como salvador, como o cordeiro que foi oferecido em nosso favor para a remissão do pecado. Não tem mais nada a ser feito para alcançarmos a salvação, a reconciliação com Deus e o perdão de nossos pecados.

O sacrifício foi único e definitivo e por meio dele recebemos o perdão pelos nossos pecados, a purificação de nossa alma, o acesso a presença e vida de Deus. O Espírito Santo que nos é enviado para em nós fazer morada, nos concede da autoridade e da vida de Deus, para vivermos neste mundo como Lhe agrada e nos conduz na jornada para sermos semelhantes ao Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

Neste entendimento, temos que viver o reino de Deus e revela-lo aos homens. Somos chamados para fazermos parte do corpo de Cristo, Sua Igreja, e vivermos neste mundo segundo os valores eternos do Criador, manifestando as Suas virtudes, a Sua natureza perante os homens e não os valores e pensamentos humanos.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/sacrificio-definitivo