Quando lemos a história de Davi e o seu pecado de adultério com Bate-Seba, nós nos prendemos a este pecado, mas quando lemos a história e observamos as palavras proferidas pelo profeta Natã, sobre que pecado está sendo Davi de fato condenado? Ele não está falando de adultério, mas de arrogância, de se achar acima das pessoas, de poder determinar o destino das mesmas: ” Vindo um viajante ao homem rico, não quis este tomar das suas ovelhas e do gado para dar de comer ao viajante que viera a ele; mas tomou a cordeirinha do homem pobre e a preparou para o homem que lhe havia chegado.” (2 Samuel 12:4, BEARA).
Davi para esconder o seu pecado, queria primeiramente usar o próprio marido de Bate-Seba, depois como não teve sucesso determinou a sua morte em batalha.
Quando olhamos esta história e este momento da vida de Davi o que podemos aprender? Temos agido por vontade própria, com arrogância para com as pessoas? Temos desprezado-as e tratado com falta de respeito e honra como cada pessoa é digna? Temos escondido os nossos pecados através de uma atitude arrogante? Usado de subterfúgio e artimanhas, como hipocrisia, escondendo de fato quem somos?
Precisamos parar e refletir sobre o que temos feito e como temos feito. Precisamos repensar nossas atitudes, nossas ações, nossas palavras. Não somos senhores de nós mesmos. Não podemos achar que porque Deus nos revestiu de algum conhecimento, entendimento, somos melhores ou estamos acima das pessoas. Uma das coisas que Deus abomina é a arrogância, a soberba em nossa vida. Por isso, precisamos observar o sermão da montanha, sobre o que significa humildade e estar debaixo da autoridade e sujeitos a Deus.
Não somos senhores de nós mesmos, não somos donos de nossa vida, e não podemos determinar o futuro. Não temos o conhecimendo do que irá ou pode acontecer nos próximos minutos de nossa vida, como não podemos, estabelecer planos sem considerar a vontade do Pai. Ele é senhor sobre todas as coisas, nós nos submetemos a Ele porque entendemos que Ele sabe o que é melhor para nós. Isto representa humildade, dependência. Agora, quando queremos fazer as coisas do nosso jeito, segundo o nosso coração, inclinando para atitudes que são contrárias à natureza de Deus e desprezando as pessoas, então estamos caminhando fora da vontade do Pai.
Precisamos parar, repensar e corrigir o rumo de nossa vida. Precisamos aprender sobre o verdadeiro significado de humildade e dependência, e não andar segundo o orgulho, arrogância de nosso coração humano, andando segundo os valores da natureza humana. Somos filhos, devemos submeter a nossa vida ao Criador, por saber que Ele é Senhor sobre todas as coisas. Que Ele sabe o que é melhor para nós. Podemos e devemos submeter todos os planos e desejos de nosso coração à Ele, para que possa nos conduzir segundo aquilo que é melhor para nós e para todos aqueles que nos cercam.
Nossa vida deve ser sempre, vista não com o interesse de usar os outros para nos servir, mas sermos instrumentos de Deus, nos colocarmos em Suas mãos, para sermos instrumentos na mão do Pai para servirmos e conduzirmos todos ao crescimento e conhecimento Daquele que nos amou.
Temos sido arrogantes e temos cometido o mesmo pecado de Davi?