Um estilo de vida aceitável a Deus

Precisamos nos preocupar como vivemos, o que e como falamos, e temos que olhar a nossa vida neste mundo um pouco além, lembrando de quem somos e o nosso papel para não nos perdermos em atitude que não esteja alinhada com o padrão de vida que Deus deseja de nós.

Na primeira carta a Timóteo, Paulo escrevendo, no segundo capítulo, do verso um ao quatro, ele afirma: “Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito.   Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador,  o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” (1 Timóteo 2:1-4, RA).

Devemos pedir por meio de orações e intercessões, como ações de graça por todos que estejam investidos de autoridade para que vivamos uma vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito, porque é bom e permitirá, ao vivermos assim, que os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

O objetivo de nossa vida é que os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade e para que possamos fazer isso de forma plena, precisamos viver uma vida tranquila e mansa, com toda a piedade e respeito.

Vamos entender o que significa isso para nós no nosso dia a dia, pois só assim viveremos a plena vontade de Deus. O que significa “tranquila”? Uma vida calma, teoricamente sem problemas que possam afetar o que temos que fazer, por isso, devemos orar, para evitar os conflitos as divergências, as perseguições. E devemos viver uma vida “mansa”, e por mansa devemos entender no sentido de estarmos firmes em Deus, por sabermos que Ele está no controle e independente do que possa estar ocorrendo à nossa volta, ou mesmo as lutas que possamos estar enfrentando, nós descansamos e esperamos Nele, nós não nos desesperamos, mas confiamos que Ele está no comando de todas as coisas.

Agora, “piedade” e “respeito” estão relacionadas ao próximo, a como agimos e nos comportamos diante das pessoas. Quando agimos com piedade, estamos revelando o nosso Deus, pois demonstramos por nossa atitude a verdadeira religião que Ele manifesta, pois revelamos em ações a compaixão pelo próximo, o cuidado. Somos capazes de nos colocar no lugar das pessoas e agirmos em seu favor. E “respeito” está associado a honrar o próximo, a demonstrar a longanimidade, isto é, a ação tardia em querer condenar.

Na associação da piedade e respeito pelo próximo revelamos Deus ao próximo e ao demonstrarmos a mansidão em nossos atos, estamos de fato confessando em quem confiamos independente da situação que estejamos vivendo, preferencialmente, que seja uma vida tranquila, mas se não for, não nos deixaremos abalar.

Estas coisas podemos e devemos fazer, por que fomos revestidos da autoridade, fomos habilitados para vivermos neste mundo como Deus perante as pessoas, pois o Espírito nos capacita para manifestarmos a fragrância do conhecimento de Cristo que será cada vez mais intenso à medida que amadurecemos na fé e agirmos de forma semelhante ao Senhor.

https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/um-estilo-de-vida-aceitavel-a-deus