Ensinar por histórias

Assim como Jesus fala em Marcos, capítulo quatro, do versículo dez ao doze, devemos aprender a contar histórias que ajudem as pessoas a chegarem ao conhecimento de Deus:

Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles.” (Marcos 4.10–12 RA).

Somente os puros, os que buscam, os que querem conhecer a Deus compreenderão as histórias, que são simples e que podem trazer o discernimento necessário, conduzindo-as à conversão. História como a do semeador. Precisamos nos ver como a terra, onde a palavra é semeada. Como olhamos o mundo, como vivemos irão influenciar as nossas decisões e ações quanto a cumprir a vontade de Deus. A palavra (semente) é a mesma para todos, não existe diferença, mas a terra é que fará a diferença no crescimento desta semente, por isso, precisamos ter um coração desejoso de conhecer e compreender a vontade de Deus, para que ouvindo, esta palavra possa frutificar em nossas vidas.

Que possamos aprender a ouvir e a contar histórias simples sobre os valores eternos do reino de Deus e sobre a Sua vontade para que a semente que recebemos ou semeamos possa crescer em cada coração, conduzindo cada um ao entendimento da vontade de Deus.

Ouça a mensagem completa no agregador de PODCAST de tua preferência:

CASTBOX, SPOTFY, DEEZER ou GOOGLE