Um olhar equivocado

Um olhar equivocado

foto por: Tristen Lee em Unsplash

Como filhos de Deus, precisamos não só revelar compaixão, como aprender a olhar em uma perspectiva mais ampla, cobrindo todos os pontos de vista e não somente o nosso, pois podemos estar fazendo como Acabe que imputava a Elias a culpa pela situação de Israel em sua época, e não a ele próprio, mantendo assim um olhar equivocado sobre o problema.

Podemos ler sobre isso no primeiro livro de Reis, capítulo dezoito, versículos dezessete e dezoito: “Quando viu o profeta, Acabe disse: — Então é você que está aí, você, o maior criador de problemas de Israel! Eu não sou criador de problemas para o povo de Israel! — respondeu Elias. — Você e o seu pai é que são criadores de problemas, pois abandonaram os mandamentos do Senhor Deus e adoraram as imagens de Baal.” (1Reis 18.17–18, NTLHE).

Para Acabe a culpa da situação que se encontrava a nação de Israel era de Elias que profetizou que não teria chuva, mas não enxergava que a razão da profecia era ele próprio por viver afastado dos mandamentos do seu Deus e por se sujeitar aos deuses de sua mulher que não era israelita.

Quantos de nós, olhamos as coisas somente sob a nossa perspectiva e não aprendemos a olhar o todo para não termos uma visão equivocada? O que nos leva a isso é porque somente pensamos em nós mesmos e no nosso ponto de vista; não aprendemos a olhar as coisas na perspectiva do outro e com uma visão ampla do problema ou da realidade que estamos vivendo.