O perfil de um líder

O perfil de um líder

foto por: Kelly Sikkema em Unsplash

Um líder que agrada a Deus e que pode ser usado por Ele não está na sua arrogância, achando que pode fazer qualquer coisa, mas quando compreende que por si só não dá conta de fazer o que lhe é pedido, pois se vê incapaz para qualquer obra que é chamado para realizar.

A incapacidade de Moisés, revelada por ele diante do que Deus lhe incumbia, é revelado nas palavras que ele profere. Podemos ler sobre isso em Êxodo, capítulo três, versículos onze e doze: “Moisés perguntou a Deus: — Quem sou eu para ir falar com o rei do Egito e tirar daquela terra o povo de Israel? Deus respondeu: — Eu estarei com você. Quando você tirar do Egito o meu povo, vocês vão me adorar neste monte, e isso será uma prova de que eu o enviei.” (Êxodo 3.11–12, NTLHE).

O verdadeiro perfil de um líder que pode ser usado por Deus é revelado na sua atitude de inteira dependência Dele, no reconhecimento de sua incapacidade para fazer o que lhe é pedido. Quando assim agimos, aprendemos a confiar e a depender inteiramente do Espírito que nos conduz no realizar de toda a vontade de Deus. Assim como Moisés reconheceu a sua incapacidade, podemos ver em homens de Deus, como por exemplo Davi, que em tudo que ia fazer sempre buscava a orientação e a direção de Deus.

Que possamos aprender com homens como esses a viver totalmente na dependência do Senhor para realizar a obra a que fomos chamados para cumprir, expressando o perfil de líder que agrada ao Pai.