Compreendendo a salvação

Somos aceitos por Deus não pelo que fazemos e nem pelo nosso empenho, mas por meio do reconhecimento e da submissão a Ele pelo que fez por nós e aceitarmos o que Ele fala e crermos no que Ele diz com relação a nossa reconciliação com Ele.

Paulo falando sobre a questão da fé, de sermos aceitos por causa dela, afirma em Romanos no capítulo quatro, do versículo um ao três: “Então o que é que podemos dizer de Abraão, o antepassado de nossa raça? O que foi que ele conseguiu? Se foi por causa das coisas que ele fez que Deus o aceitou, então ele teria motivo para se orgulhar, mas não para se orgulhar diante de Deus. Pois o que é que as Escrituras Sagradas dizem? Elas dizem: “Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou.”” (Romanos 4.1–3, NTLHE). E nos versículso quatro e cinco, ele diz: “Porém a pessoa que não põe a sua esperança nas coisas que faz, mas simplesmente crê em Deus, é a fé dessa pessoa que faz com que ela seja aceita por Deus, o Deus que trata o culpado como se ele fosse inocente.” (Romanos 4.5, NTLHE).

Temos que entender que somos aceitos por Deus, porque cremos Nele, aceitamos a Sua palavra e a Ele nos submetemos, porque tudo que Ele nos dá é um presente e não depende do que façamos, como está no versículo dezesseis: “Portanto, a promessa de Deus depende da fé, a fim de que a promessa seja garantida como presente de Deus a todos os descendentes de Abraão. Ela não é somente para os que obedecem à lei, mas também para os que crêem em Deus como Abraão creu, pois ele é o pai espiritual de todos nós.” (Romanos 4.16, NTLHE).

Por isso, temos que ter o entendimento que somos aceitos por causa da ressurreição de Cristo, pois Ele morreu por causa dos nossos pecados e ressuscitou para sermos aceitos por Deus, como Paulo afirma do versículo vinte e três ao vinte e cinco: “As palavras “foi aceito” não falam somente deleFalam também de nós, que seremos aceitos, nós os que cremos em Deus, o qual ressuscitou Jesus, o nosso Senhor. Jesus foi entregue para morrer por causa dos nossos pecados e foi ressuscitado a fim de que nós fôssemos aceitos por Deus.” (Romanos 4.23–25, NTLHE).

Somos aceitos não porque fizemos alguma coisa ou porque merecemos, mas porque cremos em Deus, na Sua palavra e no que Ele afirma sobre a morte e ressurreição de Cristo. Assim como Ele fez por nós, como nos tratou como inocentes, mesmo sendo culpados, sendo expressão de Deus, oferecermos a nós mesmos em favor das pessoas, tratando-as como inocentes, para que conheçam a vontade de Deus e assim possam ser aceitos por Ele por crerem e não por fazerem alguma coisa.

Anúncios