Jesus nos traz uma nova noção do que contamina, do que pode nos deixar impuros. A lei fala de uma contaminação externa, mas Jesus fala do que vem do coração é que nos torna impuros, mas continuamos a insistir na aparência e não no que vem do coração, não compreendendo que precisamos morrer para a natureza humana para vivermos a plenitude de vida que recebemos no novo nascimento por meio de Cristo Jesus.
Podemos ler sobre esta questão, no evangelho de Marcos, no capítulo sete, do versículo dezoito ao vinte e três: “Então ele disse: — Vocês são como os outros; não entendem nada! Aquilo que entra pela boca da pessoa não pode fazê-la ficar impura, porque não vai para o coração, mas para o estômago, e depois sai do corpo. Com isso Jesus quis dizer que todos os tipos de alimento podem ser comidos. Ele continuou: — O que sai da pessoa é o que a faz ficar impura. Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas consequências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras. ” (Marcos 7:18-23, NTLHE).
Estes sentimentos e a consequência deles em atos é que revelam a natureza humana que vive na busca do interesse próprio e na satisfação dos desejos sem pensar na consequência e no mal para o próximo.
Jesus veio ao mundo e por meio da Sua obra na cruz nos liberta do poder e do domínio do pecado, pois nos comprou para Deus. Quando nos submetemos a Ele, reconhecendo que Nele temos o perdão do pecado, que com Ele morremos na cruz, então recebemos um novo coração, uma nova vida, vida que procede de Deus, segundo a Sua natureza, para vivermos conforme a Sua vontade.
Tendo este entendimento, não podemos mais nos submeter à vontade e aos desejos da natureza humana, mas, temos que viver segundo este novo coração, a vida de Deus, andando de modo digno do chamado e sendo Seus imitadores, pois agora, somos Seus filhos e participamos da Sua natureza e da Sua glória.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/o-que-nos-torna-impuros