Paulo advertindo a Timóteo insiste com ele que deve ensinar sobre o reino de Deus, deve ser pregada a mensagem que Jesus deixou para que fosse espalhada por todos os cantos, pois era certa a Sua vinda e que deveria fazer isso com paciência, isto é, insistir com o verdadeiro ensino, pois nos últimos tempos as pessoas não iriam querer ouvir a verdadeira mensagem, mas, o que lhes agradava. Temos que entender que o nosso papel é anunciar, tanto em palavras como em atos, a verdadeira mensagem do reino, de reconciliação e da verdadeira vida e como deveríamos viver neste mundo.
Paulo fala sobre isso a Timóteo, em sua segunda carta, no capítulo quatro, nos versículos um e dois: “Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que julgará todos os seres humanos, tanto os que estiverem vivos como os que estiverem mortos, eu ordeno a você, com toda a firmeza, o seguinte: por causa da vinda de Cristo e do seu Reino, pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência.” (2 Timóteo 4:1-2, NTLHE).
Ele deveria fazer isso, pois iria chegar o tempo onde as pessoas não iriam querer ouvir sobre a verdadeira mensagem, como podemos ler nos versículos três e quatro, que diz: “Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas.” (2 Timóteo 4:3-4, NTLHE).
Será que chegou este tempo? Será que desejamos ardentemente ouvir e viver a verdadeira mensagem ou queremos somente ouvir o que nos interessa e nos agrada? Esta é a reflexão que temos que fazer. Precisamos compreender que a mensagem de Cristo não fala de sucesso neste mundo, de ser bem visto ou mesmo bem quisto, mas, de renúncia em favor dos outros, de buscar o interesse dos outros para que conheçam o reino e para isso, temos que viver segundo as virtudes de nosso Deus, sendo Seus imitadores, para que as pessoas possam ver as nossas boas obras e glorifiquem ao Pai. Temos que viver de modo digno do reino e precisamos falar e viver a verdadeira mensagem para que haja salvação e reconciliação com Deus.