Viver o reino de Deus não é uma questão de religião, de estabelecimento de regras, e imposição de conduta, ou mesmo do fazer algo para alcançarmos alguma coisa ou de qualquer ação para agradar o “deus divino” com intuito de obter favor, mas deve ser uma expressão daquilo que Deus nos concedeu por meio do Espírito Santo. Expressarmos o que recebemos trata-se principalmente de manifestarmos o amor de uns pelos outros e da capacidade de reconhecimento da dependência que temos do Espírito Santo que nos concedeu tudo que precisamos para andar neste mundo de modo digno do evangelho, revelando o reino entre os homens.
Paulo escrevendo aos irmãos de Roma, no capítulo quatorze de sua carta, nos versos dezessete e dezoito, afirma: “Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá. E quem serve a Cristo dessa maneira agrada a Deus e é aprovado por todos.” (Romanos 14:17-18, NTLH).
Expressamos o reino de Deus neste mundo por meio dos relacionamentos que desenvolvemos: como conduzimos a comunhão entre os filhos de Deus. Precisamos nos esforçar pela paz entre nós, como Paulo instruiu, mas principalmente, devemos fazer tudo com alegria, pois tudo que fazemos desta maneira, agradamos ao nosso Deus e Pai.
Ele está discutindo nesta parte de sua carta sobre como tratar aqueles que querem guardar dias ou não comer determinados tipos de comida. Não podemos condenar quem come e quem não come, não podemos julgar ninguém, mas devemos agir com amor, cuidando uns dos outros. E devemos fazer assim, pois agindo desta maneira, estamos de fato revelando que conhecemos a Deus, que somos Seus filhos, que compreendemos que recebemos tudo que precisamos para viver uma vida que Lhe agrada. Temos que ter, também, a consciência que a expressão do reino, do Seu conhecimento, não está na nossa sabedoria ou entendimento, mas na capacidade de aceitar a limitação dos outros quanto ao entendimento de como cada um deve viver para o Senhor.
Não expressamos o reino e nem a Deus, quando vivemos em discórdias, querendo impor aos outros o que pensamos ou entendemos. O reino de Deus se trata de expressarmos o amor pelos outros, pois somos servos uns dos outros e servimos a Deus servindo às pessoas, e tudo que fazemos deve ser baseado na lei do amor e não do conhecimento que possamos ter. O reino não se trata de conhecimento, regras, liturgias, mas, de expressarmos e sermos alegres nos relacionamentos que estabelecemos com os outros na igreja.
Que possamos compreender e entender que vivendo o reino de Deus conforme a vontade do Pai é que O revelaremos ao mundo e manifestaremos a Sua justiça. Pois não é serviço que Deus busca de nós, não é a nossa ação de querer fazer algo para recebermos alguma coisa em troca que nos faz Seus filhos. Não é nosso intuito de querer fazer coisas boas para sermos agradáveis a Deus e recebermos a recompensa que nos faz filhos e participantes do Seu reino, mas, a nossa compreensão e reconhecimento que precisamos respeitar, honrar e compreender a limitação uns dos outros e fazemos isso como expressão de amor e entendimento que recebemos tudo que precisamos para viver de maneira a agradar ao Pai.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/o-reino-de-deus-e-paz-e-alegria