Não temos como discutir a soberania de Deus em todo o processo, desde antes da criação, até a cruz, nossos dias e o que está estabelecido sobre a vontade e o plano Dele para a Sua família. Em tudo e em todo tempo, não segundo o pensamento e sabedoria humana, Ele se revela por meio da Sua graça e do cumprimento da Sua justiça na cruz, onde fomos reconciliados com Ele para vivermos e sermos expressão e louvor para a Sua glória.
Paulo escreve na carta aos Romanos, desta sabedoria de Deus, da riqueza e profundidade deste conhecimento. Isto está no capítulo onze, dos versos trinta e três ao trinta e seis, que diz: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis (incompreensível), os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Romanos 11:33-36, BEARA).
Muitas vezes, pelo pensamento humano, acreditamos que existem duas forças no mundo: a do bem e do mal, a luta entre o bem e o mal. Mas isto não é verdade, isto não existe. Tudo está debaixo do controle e do poder divino que nos capacita para vivermos neste mundo conforme a vontade Dele. Inclusive o Diabo e seus anjos cumprem e obedecem a vontade e determinação de Deus que é soberana sobre todas as coisas.
Precisamos entender que não precisa haver temor, muito menos medo das situações que enfrentamos e das lutas pelas quais passamos, pois tudo, tudo sem discutirmos um ponto sequer, ocorre em nossas vidas têm um único propósito que é o de nos conduzir ao conhecimento da vontade de Deus, ao conhecimento Dele, ao nosso amadurecimento, a sermos Sua expressão neste mundo como Seus imitadores, e principalmente e acima de tudo trata da expressão da Sua vontade. Tudo Ele permite, tudo provêm do Seu querer para que o Seu plano e propósito se cumpram em nossas vidas.
A salvação Ele nos concede pela graça, não pelo nosso esforço, por meio da obra de Cristo na cruz, onde Ele nos reconcilia pelo sangue de Cristo. As nossas lutas são expressão do Seu amor, conduzindo-nos ao amadurecimento e crescimento espiritual, para que sejamos pessoas maduras com relação aos valores do Seu reino, para que expressemos o nosso Deus ao mundo e que as nossas obras revelem o Criador diante de todos os homens.
Tudo é para Ele, tudo foi feito e é permitido por Ele, e tudo é Dele para a glória e louvor do Seu nome, por isso, precisamos e temos urgentemente, que nos submeter à Sua vontade, empenharmos em conhecer e compreender o Seu querer. Precisamos nos libertar de toda a religiosidade a que temos sido impostos, para com a libertação recebida, por meio do Seu poder operando em nós, possamos neste mundo revelar toda a Sua graça e Seu amor pelos homens, revelando toda a compaixão pelos homens.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/tudo-e-dele-para-ele-e-por-meio-dele