Um povo para a obediência pela fé

A missão do ide, o papel de ir a todo o mundo e pregar o evangelho, é de todos nós que conhecemos e recebemos a reconciliação, a salvação pela graça e fomos capacitados, com todo o poder e autoridade, não só para vivermos segundo a vontade de Deus, mas também, para capacitar todas as pessoas, de maneira a constituir um povo que obedece a Deus pela fé, vivendo no mundo conforme os valores do Seu reino, manifestando as Suas virtudes entre todos os povos.

Paulo, escrevendo aos romanos, fala sobre o seu papel, papel que tinha recebido de Deus, para anunciar as boas novas do evangelho e para conduzir as pessoas, os povos de todas as nações à obediência a Deus pela fé, como podemos ler no capítulo um, do verso um ao verso cinco: “Eu, Paulo, servo de Cristo Jesus, escrevo esta carta. Deus me chamou e me separou para ser seu apóstolo, a fim de que eu anuncie a boa notícia do evangelho de Deus. Há muito tempo essa boa notícia foi prometida por Deus, por meio dos seus profetas, e escrita nas Escrituras Sagradas. Ela fala a respeito do Filho de Deus, o nosso Senhor Jesus Cristo, o qual, como ser humano, foi descendente do rei Davi. E, quanto à sua santidade divina, a sua ressurreição provou, com grande poder, que ele é o Filho de Deus. Por meio de Cristo, Deus me deu a honra de ser apóstolo no serviço de Cristo para levar pessoas de todas as nações a crerem em Cristo e a serem obedientes a ele.” (Romanos 1:1-5, NTLH).

Precisamos compreender que o significado de apóstolo, nada  mais é que: “enviado” que tem o papel de ir à frente. E este papel não é para alguns, mas foi designado a todos nós que conhecemos e compreendemos a graça de Deus, pois recebemos poder e autoridade do Espírito Santo, que recebemos no novo nascimento, para agirmos diante das pessoas como filhos de Deus, como Seus imitadores e para revela-Lo a todos os homens. E o mundo, pode ser nossa vizinhança ou mesmos do outro lado do planeta.

Como embaixadores, representantes do reino, temos o papel, a incumbência, não só de obedecer a vontade de Deus: viver conforme a Seu querer, expressando as Suas virtudes, como também, capacitando, ajudando uns aos outros no processo de amadurecimento, com os dons e talentos recebidos para que seja este povo, a igreja, capacitado para viver neste mundo o reino de Deus.

Temos que entender que o objetivo sempre será formar um povo para obedecer a Deus, não pelo que vê, mas pela fé, resultante do processo de amadurecimento, conhecimento e vivência das experiências com Ele. Precisamos nos comprometer com o reino, precisamos entender que o nosso papel é viver a vontade de Deus neste mundo. E que aprendendo, temos a obrigação natural de ensinar outros a fazer o mesmo.

Por isso, precisamos ter o discernimento que não vivemos para nós mesmos e nem para buscar os nossos interesses, mas expressando o reino, vivendo de maneira digna do evangelho, não só estamos anunciando as boas novas, em palavras e ações, como sendo modelos para ensinar outros a se submeterem à vontade de Deus.

https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/um-povo-para-a-obediencia-pela-fe