O plano e propósito de Deus desde o início, antes mesmo da fundação do mundo, era nos fazer Seus filhos, filhos segundo a promessa, filhos mediante a fé em Cristo Jesus, pois o que nos salva e nos reconcilia com o Pai, é a Sua graça por meio do que Cristo fez na cruz em nosso favor, padecendo Ele em nosso lugar, para que pudéssemos ser resgatados do domínio do pecado e feitos filhos, membros da família de Deus, sem distinção de raça, cor, classe social.
Paulo escrevendo aos Gálatas, em sua carta, no capítulo três, verso vinte e seis, que diz: “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;” (Gálatas 3:26, BEARA) e afirma nos versos vinte e oito e vinte e nove: ” Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.” (Gálatas 3:28-29, BEARA).
Já no capítulo quatro, nos versos seis e sete, afirma: ” E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus. ” (Gálatas 4:6-7, BEARA).
Diante de tamanha graça, de um favor imerecido, sendo nós rebeldes, Deus, por meio de Cristo, nos reconcilia e nos insere na Sua família, recebemos do Seu Espírito que clama pelo Pai. Permite-nos uma intimidade que não alcançamos pelo nosso esforço, nem por mérito próprio, mas única e exclusivamente pela graça de Deus por meio da fé em Cristo.
Tendo recebido tamanho tesouro, não temos outra maneira de viver que não seja como imitadores de Deus, vivendo como filhos e revelando o Seu reino neste mundo. Este deve ser o nosso compromisso diante Dele e das pessoas, pois como filhos, temos que revela-Lo ao mundo, revelar Suas virtudes, andar entre os homens como Ele, manifestando graça, misericórdia, compaixão, bondade, longanimidade.
Ser filho implica em exibir diante das pessoas a mesma natureza do Pai e o Seu caráter, por isso, precisamos compreender a urgência e a importância da santificação do nosso procedimento e a necessidade de sermos semelhantes a Jesus. Pois é por meio de nossas vidas, da igreja, tendo o mesmo propósito que o reino de Deus é revelado entre os homens, que a vontade do Pai se cumpre e que Jesus Cristo é conhecido como o Senhor e Salvador.
Não podemos ser negligentes quanto a este importante propósito de nossa vida que é revelar de quem somos filhos, pois se nos empenharmos neste jornada, de sermos semelhantes a Cristo, então estamos andando de maneira digna do evangelho, revelando o reino aos homens e cumprindo a vontade do Pai.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/filhos-de-deus-mediante-a-fe