Não podemos ser fontes do mostrar e realizar da vontade de Deus e ao mesmo tempo, sermos expressão da vontade de Satanás e do realizar do seu querer neste mundo. Temos que entender quem somos e a obra de Deus em nossas vidas para sermos instrumentos só para a honra e glória do nome de nosso Deus e Pai.
Tiago em sua carta, no capítulo três, do verso nove ao doze, afirma que a língua pode ser fonte para bendizer a Deus e amaldiçoar os homens: “Com ela (a língua), bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce. ” (Tiago 3:9-12, BEARA).
Podemos ser instrumentos de Deus e do Diabo? É isso aceitável? Temos compreensão disso, ou achamos que quando agimos na carne estamos sendo somente humanos, e não usados por Satanás para desacreditar a obra de Deus, revelando somente religiosidade?
O pensamento de homem, natural é o pensamento do Diabo, e o do Diabo é pensamento de homem, pois é carregado de inveja, de egoísmo, de orgulho e arrogância. E quando usamos da nossa língua para amaldiçoar as pessoas, para criticá-las, para falar mal, como estamos usando o nosso corpo? Compreendemos isso?
Quando Pedro escreveu que precisamos santificar o nosso procedimento, quando Paulo fala que temos que ser santos, sermos imitadores de Deus, temos que ter a consciência que fomos capacitados, habilitados, que recebemos da natureza divina, que somos coparticipantes dela, para podermos rejeitar as paixões humanas, o pensamento humano e as atitudes segundo os valores deste mundo que nada tem a ver com Deus e expressarmos somente valores eternos.
Quando usamos a nossa boca para falar de Deus e ao mesmo tempo somos capazes de criticar as pessoas, de denegrir a sua imagem, estamos agindo segundo o pensamento deste mundo e não estamos cumprindo e nem revelando o nosso pape. Temos que entender que quando agimos na carne, estamos sendo instrumentos do Diabo, pois falamos uma coisa e fazemos outra.
Nossas ações têm que refletir as nossas palavras, por isso, Tiago escreveu quanto a ser mestre e que o deseja receberá maior juízo. Agora, temos que compreender que quando ensinamos, quando falamos acerca da vontade de Deus, quando proclamamos sobre a realidade do reino, e este é o nosso papel, todos nós que somos cidadãos do Reino, temos que agir conforme essas palavras e qualquer atitude ou palavra que proferirmos tem que estar alinhada com o nosso discurso para que Deus seja glorificado e sejamos, em tudo, instrumento do realizar e cumprir da Sua vontade, sendo vasos unicamente para a honra e glória do nosso possuidor.
Temos que correr a carreira proposta, santificar o nosso procedimento, da nossa boca tem que sair palavras que glorificam somente a Deus, não podemos bendizê-Lo e ao mesmo tempo usar as nossas palavras para falar mal dos outros.
Que possamos refletir sobre como temos usado a nossa língua, sobre como temos usado o nosso corpo e se temos sido expressão da vontade de Deus, instrumento que glorifica o Seu nome, ou se somos instrumentos para revelar somente religiosidade.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/instrumento-de-deus-e-do-diabo