Precisamos compreender a importância de absorver a palavra ouvida, internalizá-la no nosso consciente e subconsciente, compreendendo o que ela expressa, para então podermos naturalmente externa-la por meio das nossas ações, para que sejamos praticantes e não somente ouvintes, pois a expressão do reino de Deus se dá neste mundo, não quando falamos sobre o que Ele fala, mas quando expressamos por nossas ações o que está expresso nas Escrituras.
Tiago escrevendo em sua carta, no capítulo um, do verso vinte e um ao vinte e cinco, afirma: “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar. ” (Tiago 1:21-25, BEARA).
E um pouco mais adiante, no verso vinte e sete, ele escreve: “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.” (Tiago 1:27, BEARA).
Necessitamos urgentemente compreender esta essência do reino de Deus Precisamos revelar este reino ao mundo, não se trata de liturgia religiosa, de reunião semanal e nem de ponto de vista, nem de teoria, mas de um viver prático que revela aos que estão próximos de nós, o que é o reino de Deus. Praticar a palavra quer dizer andar e viver os relacionamentos com as pessoas expressando o que ela fala, não é quando afirmamos em palavras que o conhecemos sobre o reino de Deus, mas, quando somos a fragrância do conhecimento de Cristo, quando nas nossas ações expressamos o bom perfume, quando somos cartas vivas lidas pelas pessoas.
A prática da palavra requer de nós o conhecimento, e para tê-lo, temos que ler, estudar, conhecer. No processo de obter o conhecimento, assimilamos o que ela afirma, e ao assimilar, internalizamos este entendimento, então, iremos agir e reagir conforme o conhecimento obtido. Somente nos tornamos praticantes, rejeitando as paixões que há no mundo, quando compreendemos a obra de Deus realizada em nossa vida, capacitando-nos para vivermos segundo a Sua vontade, quando entendermos que fomos libertos do domínio do pecado, que o Espírito Santo veio em nós fazer morada e que recebemos Dele todo o poder e autoridade para vivermos neste mundo como filhos de Deus.
O mundo irá conhecer o nosso Deus e Seu reino quando nós, como igreja, o corpo de Cristo, compreendermos que somos os responsáveis por revelar toda a vontade do Pai, vivendo conforme o Seu desejo, manifestando no nosso dia a dia o Seu querer.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/palavra-viva-de-deus