Precisamos compreender o que significa fazer o bem e o quanto este tipo de ação está alinhada com a vontade de Deus e o manifestar das Suas virtudes entre os homens, e temos que entender que somos os responsáveis por revelá-Lo por meio das obras que realizamos.
Paulo escrevendo aos irmãos de Tessalônica, na sua segunda carta, no capítulo três, verso treze, afirma: ” E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.” (2 Tessalonicenses 3:13, RAStr).
O propósito da igreja de nosso Senhor Jesus é revelar ao mundo as virtudes de Deus, e para fazermos isso, precisamos fazer o bem, pois revelar a virtude implica em fazer o bem. Caso não tenhamos este entendimento, precisamos conhecer as escrituras, pois na palavra está claro que proclamamos o reino de Deus, que O manifestamos ao mundo quando agimos como Ele, quando realizamos as Suas obras.
Revelar as virtudes de Deus, que é a pratica do bem perante as pessoas, envolve manifestar o fruto do Espírito, que está relacionado a demonstração de amor para com o próximo, em ser longânime para com as pessoas, revelar benignidade, domínio próprio, mansidão e todos os demais frutos.
Quando falamos de amor, devemos entender não como sentimento, mas, ação. Ação que não pratica e nem deseja o mal para o próximo, inclusive para os que consideramos nossos inimigos ou pessoas que tenham nos ferido e magoado, pois para o inimigo, como Paulo escreveu aos romanos, devemos orar, devemos dar-lhe de comer ou beber caso tenha necessidade. Este tipo de ação é a manifestação do amor de Deus aos homens. Ser longânime, implica em não ser apressado em punir, em culpar, mas ser paciente, demorado. A manifestação da benignidade, implica na prática da bondade para com todos. Quando falamos em ser manso, ou revelar mansidão, está associado a não se desesperar, pela convicção de que Deus tem tudo sobre o Seu controle e que nada irá acontecer em nossa vida sem que haja a Sua permissão. É a certeza que Deus irá cumprir o Seu propósito, não importam as circunstâncias que possam no cercar.
Quanto ao domínio próprio é a capacidade recebida de não reagir segundo a carne ou pensamento deste mundo, mas lembrar quem somos, o que Deus fez por nós, a capacitação recebida e reagir conforme a natureza divina e não segundo o pensamento carnal que muitas vezes deseja vingar, punir ou condenar as pessoas que nos ofendem, magoam ou nos tratam mal.
Temos que entender que como filhos de Deus, como Seus herdeiros não podemos agir diferente Dele, não podemos fazer segundo o pensamento natural, mas sim, precisamos agir conforme a consciência espiritual que recebemos no novo nascimento. Precisamos aprender a agir segundo a natureza e o caráter de Deus que tendo o poder para condenar, punir e jogar no inferno, decide por revelar o Seu amor, reconduzir nos a Ele por meio da morte de Seu filho, faz além, muito além disto, decide nos capacitar e entrega a nós a missão de O revelarmos ao mundo por meio da igreja, como manifestar a todo o principado e potestade a Sua multiforme sabedoria.
Assim como o nosso Deus usou pessoas para Se revelar e Se manifestar a nós, como praticar o bem para conosco, devemos nós, como Seus filhos fazer o mesmo para com todas as pessoas que nos cercam, pois para isso existimos e fomos chamados para o Seu reino e glória.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/nao-cansar-de-fazer-o-bem