A disciplina é para quem é amado

Temos uma concepção equivocada da expressão de amor e refletimos isso no nosso dia a dia, inclusive, na criação de filhos. Não disciplinamos, não corrigimos, não ensinamos os caminhos e escolhas, bem como, não mostramos como e porque devem viver de uma determinada forma. Não sabemos dizer “não”, incentivamos o egoísmo e fazemos todas as suas vontades.

Assim como fazemos com nossos filhos, queremos que Deus faça conosco. Imaginamos um Deus “bonzinho” que faz tudo que queremos e desejamos e não admitimos a correção e disciplina, mas é de fato a maneira como Deus expressa o Seu amor por nós, é como o Senhor Jesus nos conduz na Sua vontade? Não, como podemos ler no livro de Apocalipse, no capítulo três, nos versos dezenove e vinte, que diz: “Eu corrijo e castigo todos os que amo. Portanto, levem as coisas a sério e se arrependam. Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos.” (Apocalipse 3:19-20, NTLH).

Precisamos compreender a importância da correção, da disciplina em nossa vida, pois caso contrário, ficaremos com um pensamento equivocado e religioso que perdura no meio do povo. Normalmente quando algo de “ruim” acontece, tendemos a culpar o Diabo, como se ele pudesse nos tocar, não compreendemos as palavras e nem lembramos do que o Senhor disse. Está expresso de forma clara na palavra que quem é de Deus o maligno não toca. Para aqueles que são filhos, que nasceram de Deus, que foram reconciliados, temos que compreender que tudo que nos acontece, tem como origem a permissão de Deus, para que possamos ser corrigidos e conduzidos ao processo de amadurecimento, conhecimento e  entendimento da Sua natureza.

Trata-se de um processo de cura, de nos conduzir ao entendimento da vontade de Deus, para rejeitarmos uma vida segundo o pensamento deste mundo, cheios de egoísmo, orgulho e arrogância. Temos que entender que fomos chamados para viver uma vida segundo a Sua natureza e não conforme o pensamento deste mundo. Todo pensamento humano tem origem na natureza terrena, animal e demoníaca (como Tiago escreveu em sua carta).

O Senhor nos corrige para que possamos compreender que estamos sentados em Sua mesa, que partilhamos da mesma vida e natureza e principalmente, para que entendamos que recebemos da natureza divina para vivermos neste mundo como filhos, revelando e manifestando a Sua graça, o Seu bom perfume, sendo expressão do que Ele é perante todas as pessoas.

A correção que recebemos tem o firme propósito de nos manter no caminho que seja a vontade do Senhor, conduzindo nos ao amadurecimento e a semelhança com Cristo. Recebemos a autoridade, pelo Espírito Santo, para vivermos neste mundo como filhos, revelando e manifestando o Pai. Não é para vivermos uma vida segundo o pensamento deste mundo, e por causa disto, somos corrigidos, recebemos a correção por causa do Seu amor por nós para que revelemos, diante dos homens, as virtudes de nosso Deus, e sejamos o bom perfume de Cristo perante todos.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/a-disciplina-e-para-quem-e-amado