Fomos feitos reino de sacerdotes para servirmos à Deus e Pai, e para tal, não só recebemos o poder, a autoridade, como, também, o Espírito Santo. Somos morada de nosso Deus, que nos capacita, nos ensina e nos guia em todo o Seu querer e vontade para intercedermos pelos homens, para reconduzi-los à Ele.
No livro de Apocalipse podemos ler que fomos constituídos reino de sacerdotes para Deus, isto no capítulo um, nos versos cinco e seis, como podemos ler: “… Ele (Cristo) nos ama, e pela sua morte na cruz nos livrou dos nossos pecados, e fez de nós um reino de sacerdotes a fim de servirmos ao seu Deus e Pai. A Jesus Cristo sejam dados a glória e o poder para todo o sempre! Amém!” (Apocalipse 1:5-6, NTLH).
O que se espera de um sacerdote? O que se espera deste reino de sacerdotes? Primeiramente precisamos entender que não são alguns que são sacerdotes, mas, um reino deles, e que todos, independente de quem sejam, sua origem, formação, etc., mas todos, fomos comprados pela morte de Cristo na cruz, e esta morte nos livra dos nossos pecados e nos insere neste reino de sacerdotes.
É muito importante entendermos a libertação recebida e que esta libertação do domínio do pecado não é algo que dependa do nosso esforço, mas, da obra que Cristo realizou na cruz, pois foi através da Sua morte que somos libertos do domínio do pecado e transformados em filhos de Deus. Quando nos sujeitamos à Cristo, somos reconciliados com Deus, recebemos da Sua vida, natureza, recebemos um novo coração para vivermos neste mundo como Lhe agrada. Fomos capacitados e habilitados para vivermos aqui, como Deus perante as pessoas.
Tendo esta incumbência, de vivermos como Deus perante os homens, então, passamos a compreender melhor porque fomos inseridos neste reino de sacerdotes para servimos ao Deus vivo e verdadeiro. Como sacerdotes, somos responsáveis por interceder pelos homens diante Dele, como também, fazer conhecida diante das pessoas a Sua vontade, somos responsáveis por fazer conhecida a vontade de Pai neste mundo, tornar a realidade espiritual do Seu reino, manifesta materialmente por meio das nossas vidas, revelando e manifestando por meio das nossas ações.
Como sacerdotes do Altíssimo não temos outra forma de viver que não seja revelando o Deus que conhecemos e temos que entender que não se trata de falar Dele e nem sobre Ele, mas agirmos como Ele perante as pessoas, revelarmos as Suas virtudes e agirmos praticando as mesmas obras, revelando graça, misericórdia, compaixão, bondade, paciência, mansidão e tantos outros atributos de Deus, especialmente, praticando a Sua justiça entre os homens, isto é, repartindo com as pessoas a Sua vida, repartindo a nossa abundância para que não haja falta e nem necessidade.
Precisamos compreender o nosso papel neste mundo como sacerdotes de Deus e a importância de revelarmos o Seu reino em tudo o que fizermos para que Ele receba toda glória e todo o louvor por meio das nossas ações.