Compreender o papel de um líder é de extrema importância para o processo de formação de pessoas e a condução das mesmas a realizar o que precisa ser feito, bem como, demonstrar como devem agir quando compreendem que são líderes.
Ezequias foi um tipo de líder que fez o que tinha que ser feito e demonstrou ao povo como deveria proceder perante a lei de Deus: ele deu o exemplo, como podemos ler no segundo livro de Crônicas, no capítulo trinta e um, no verso três, que diz: “Dos seus tesouros e dos seus carneiros, o rei dava animais para os sacrifícios a serem completamente queimados que eram oferecidos de manhã e à tarde e também para os sacrifícios a serem completamente queimados que eram oferecidos nos sábados, nas Festas da Lua Nova e nas outras festas fixas, conforme mandava a Lei de Deus, o Senhor.” (2 Crônicas 31:3, NTLH) .
Ele oferecia dos seus tesouros, de suas riquezas, tirava de si mesmo para que fosse feito a oferta. Ele não exigia que o povo o fizesse, mas ele deu o exemplo de como deveria ser feito e depois de fazer isso, ele determinou que as pessoas fizessem, como podemos ler nos versos quatro e cinco: “O rei ordenou aos moradores de Jerusalém que entregassem aos sacerdotes e levitas tudo o que, de direito, era deles, a fim de que pudessem gastar todo o seu tempo fazendo aquilo que a Lei do Senhor mandava. Logo que a ordem do rei foi anunciada, o povo deu generosamente a melhor parte do seu trigo, vinho, azeite, mel e de todos os outros produtos das suas plantações; trouxeram também em grande quantidade a décima parte de tudo o que tinham.” (2 Crônicas 31:4-5, NTLH).
Como o povo reagiu diante da determinação do seu líder? Eles obedeceram, fizeram segundo o exemplo que tinham visto e ofereceram do melhor. Esta atitude de Ezequias revelou o homem que era, o líder, e em tudo, ele fez de todo o coração, buscando a vontade do seu Deus, como podemos ler nos versos vinte e vinte e um: “Foi isso o que Ezequias fez em toda a terra de Judá. Ele sempre foi bom, correto e fiel em todos os serviços que prestou ao Senhor, seu Deus. Tudo o que Ezequias fez para o Templo ou em obediência à lei deu certo porque ele procurou sempre seguir com todo o coração a vontade de Deus.” (2 Crônicas 31:20-21, NTLH).
Quando compreendemos quem somos e o que recebemos de Deus, quanto entendemos o nosso papel neste mundo, buscamos a maturidade para que o nosso Senhor seja expresso através de nossas ações, por isso, precisamos aprender a buscar sempre a Sua vontade, compreendê-la e nos sujeitarmos a ela, pois como cristãos, temos que entender que somos líderes, somos exemplos, e devemos, sempre, testemunhar sobre a vida de nosso Deus por meio das nossas ações de maneira que as nossas obras O revelem e glorifiquem o Seu nome.
Temos que entender que não temos outra maneira de viver que não seja glorificando o nome de nosso Deus e Pai. Todas as nossas ações e palavras precisam estar alinhadas de maneira que não seja encontrado em nós motivo de escândalo, mas de louvor e glória ao Seu nome.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/o-testemunho-de-um-lider