Qual a expectativa que temos de nossa vida, no dia a dia? O que pensamos e esperamos e o que de fato temos recebido? Compreendemos o que passamos? Ou achamos que Deus está nos punindo pela nossa situação?
Não existe promessa alguma da parte de nosso Senhor que não seja passarmos por aflições, por lutas, por problemas e dificuldades. Nossa vida não é pautada pelo conforto, por uma vida sem lutas e problemas, temos que entender que é normal passarmos por aflições, mas, precisamos compreender o porque elas ocorrem, pois caso contrário ficaremos frustrados.
Jesus, em João, no capítulo dezesseis, afirmou: “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.” (João 16:33, NVI).
Um aspecto importante que precisamos entender na vida de um cristão é que a condição de paz não depende do que estejamos enfrentando ou passando, pois é uma promessa do Senhor que teríamos paz, que Ele nos daria da Sua paz. O viver a paz do Senhor é uma condição de convicção, de fé, nas promessas que recebemos e não depende dos problemas e lutas, mas, uma disposição de receber e revelar esta paz aos homens.
As aflições que passamos, ou que possamos passar, estão relacionadas à expressão de amor de Deus por nós, pois é através das lutas, das aflições, dos problemas e dificuldades que aprendemos, quando olhamos na perspectiva correta, a amadurecer. Não existe desejo ou o querer de Deus em nos punir, mas, nos levar à reflexão sobre as escolhas que temos feito, considerando o que recebemos de Deus, o que somos e o nosso papel, para repensarmos as nossas atitudes e nossas ações, ou mesmo para termos uma atitude, precisamos em um determinado tempo diante de uma dada necessidade.
Temos que entender que a vida cristã não é uma vida fácil e sem problemas, pelo contrário, vivemos a cada dia com um novo desafio, uma nova aflição, mas o que nos diferencia das demais pessoas, ou pode nos diferenciar, é a paz que recebemos de nosso Senhor e o testemunho que damos, pois mesmo diante das circunstâncias que enfrentamos, não deixamos de testemunhar e revelar as virtudes de Deus aos homens.
Temos que entender que não importa o que passamos, temos a obrigação natural de proclamar as virtudes de Deus e manifestar a Sua vida aos homens, não importando o que estejamos passando ou mesmo as nossas lutas. Somos filhos e estamos neste mundo para manifestar o nosso Deus e Pai aos homens em toda e qualquer situação.