Não poucas vezes decidimos fazer as coisas segundo o nosso entendimento, nossa expectativa e por acharmos que sempre temos a melhor solução, embora tenhamos experimentado, em diversas situações, o cuidado e a condução de Deus em nossas vidas.
Isto não é algo especial, não é falha, mas falta de conhecimento, convicção de que Deus sempre tem o melhor para qualquer problema ou dificuldade que tenhamos. Asa, rei de Israel, embora, com um exército muito menor, tinha derrotado inimigos que haviam cercado a nação, mas diante do rei da Síria, ele resolve fazer diferente, com as próprias mãos, busca a solução para o problema, como podemos ler no livro de Crônicas, no capítulo dezesseis, dos versos sete ao nove, que diz: “Naquele tempo, veio Hanani a Asa, rei de Judá, e lhe disse: Porquanto confiaste no rei da Síria e não confiaste no Senhor, teu Deus, o exército do rei da Síria escapou das tuas mãos. Acaso, não foram os etíopes e os líbios grande exército, com muitíssimos carros e cavaleiros? Porém, tendo tu confiado no Senhor, ele os entregou nas tuas mãos. Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele; nisto procedeste loucamente; por isso, desde agora, haverá guerras contra ti.” (2 Crônicas 16:7-9, RA).
O que nos leva a agirmos e tomarmos a decisão sem consultar, sem esperar pela vontade do Senhor e pelo Seu realizar? Somente a falta de conhecimento, entendimento, falta de fé, convicção do que Ele promete e faz por nós e em nossas vidas. Não se trata de experiência, podemos passar por várias experiências, como Asa, mas se não tivermos o conhecimento de Deus, não compreendermos a Sua forma de agir e o Seu cuidado por nós.
Temos que entender que somos filhos, fomos feitos filhos, que o Seu amor e cuidado por nós é sem medida. Não importa o que estejamos passando, as dificuldades, os problemas, temos que confiar Naquele que cuida de nós. E temos que entender que a melhor solução provida por Deus nem sempre é a que esperamos ou que atenderá as nossas expectativas, mas precisamos aprender a confiar. O que não podemos fazer é “dando um jeitinho” procurarmos solução para os problemas ou promessas de Deus. E deste tipo de ação estamos cheios de exemplos na própria bíblia, e entre estes, podemos citar Abraão com relação a promessa de herdeiro.
Não podemos dar “jeitinho” nas coisas, não podemos arrumar uma solução que seja contrária à natureza e a vontade do Pai. Temos que aprender a confiar que o que Ele está fazendo e como está fazendo é o melhor para o Seu reino. Devemos sempre, nos colocarmos em Suas mãos, como uma oferta e esperar Nele para que possa abrir as portas segundo a Sua vontade, conforme o Seu querer.
Somos filhos, fomos feitos filhos, pela Sua graça, por meio da fé em Cristo. Fomos capacitados, habilitados pelo Espírito Santo para vivermos neste mundo conforme a vontade de Deus, revelando a Sua natureza e proclamando a Sua glória e santificando o Seu nome. Seu amor Se revela no Seu cuidado por nós, por nos fazer participantes da Sua vida, então, não podemos andar segundo o pensamento deste mundo, não podemos revelar a natureza humana, mas, a natureza gloriosa de nosso Deus por meio das nossas ações, andando como filhos de Deus, sendo Seus imitadores e não cedendo à tentação de “ajeitar” as coisas segundo o que pensamos ser melhor para nós. Precisamos aprender a confiar e a descansar em Deus que irá prover a melhor solução para o Seu reino.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/confiar-e-depender-de-deus