Quando não entendemos quem somos, onde fomos inseridos e a nossa responsabilidade com o próximo e o cuidado que devemos ter uns com os outros, agimos de maneira egoísta e rejeitamos os ensinos e a vontade de Deus.
Temos que aprender o significado da ceia e agirmos com o entendimento que ela nos propicia, caso contrário, continuaremos a ser egoístas e sem o entendimento do corpo e comemos e bebemos para a nossa própria condenação.
Mas, podemos pensar, quando humilhamos o irmão? Simples, quando não temos o discernimento de corpo e fazemos as coisas sem considerar aqueles que são mais simples. Paulo falando sobre a ceia do Senhor, e como os irmãos de Corinto estavam participando da ceia lhes fala, isto no capítulo 11, do verso 20 ao 23: “Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor, porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga. Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não!” (1 Coríntios 11:20-23, NVI)
Por isso, ele afirma logo em seguida, do verso 28 ao 30 : “Examine-se cada um a si mesmo e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor come e bebe para sua própria condenação. Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes”. (1 Coríntios 11:28-30, NVI)
Temos que entender que a questão não é a ceia que celebramos juntos, o pão que partimos, mas, como agimos com os irmãos quando não estamos celebrando a ceia. Temos que estar atentos e olhando além da nossa religiosidade e de nossos cultos e nas coisas que fazemos, querendo fazer como igreja, quando excluímos as pessoas e não as incluímos.
Quando fazemos eventos que são caros e que não permitem que os mais simples participem, estamos preocupados com o corpo e com a realidade do outro? Não somos explícitos na segregação, mas criamos as barreiras, conscientes ou inconscientes da separação que fazemos no corpo.
Temos que rever nossas atitudes à luz do significado de corpo e o que pretensamente fazemos em favor dele, para não pensarmos que estamos agindo alinhados com o propósito de Deus, mas que de fato, fazemos segundo nossos interesses e tendo uma atitude de egoísmo. Se o que fazemos, agimos com egoísmo e não pensamos nos outros que não são como nós e que, também são membros do corpo tanto quanto nós, não estamos agindo com discernimento e entendimento de corpo.
Temos que repensar o significado de corpo e o que quer dizer fazer parte um do outro e tratar o próximo como membro da família e parte do corpo de Cristo.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/humilhando-os-que-nada-tem