Quando paramos para pensar sobre as declarações que ouvimos, sobre os ensinos que são ministrados, sobre o que falam de Deus é que podemos perceber o quanto estamos longe do Seu conhecimento, da Sua vontade, plano e propósito, e percebemos que vivemos mais uma religião do que o reino de Deus aqui na Terra.
Somos ensinados sobre a salvação da nossa alma, da reconciliação com Deus, mas não nos falam e nem nos ensinam sobre o porquê somos salvos. Chamam-nos para frequentar a “sua igreja”, mas excetuando os rituais diferentes, não percebemos nada diferente do que temos feito onde estamos.
Então, falamos do amor de Deus, da Sua graça, da libertação recebida, mas ao observarmos as nossas ações, notamos uma escravidão quanto ao pecado que declaramos ser livres. E se olharmos no espelho (pessoalmente), veremos que não temos sido diferentes dos que estão à nossa volta e continuamos a não entender o porquê da salvação.
Precisamos ir além da salvação, precisamos ir além do “mudar de igreja” ou mesmo “religião”, precisamos compreender o que recebemos de Deus e porque recebemos, para então, vivermos conforme a vontade do Deus que professamos conhecer.
Na carta aos Corintos, no capítulo 2, no verso 12, Paulo faz a seguinte declaração: “Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente.” (1 Coríntios 2:12, NVI) e fala mais, como podemos ler no verso 16: “… Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (1 Coríntios 2:16, NVI).
E quando lemos no velho testamento, nas palavras proferidas por Joel, no capítulo 2, do verso 28 ao 39, podemos compreender o que Deus está falando: “E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão; os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias…” (Joel 2:28-30, NVI).
Por que Deus nos salva e nos dá do Espírito Santo?
Quando conhecemos a palavra de Deus, quando nos empenhamos em compreender o que Ele deseja, entendemos que nos salva, nos concede do Seu Espírito, derramando sobre nós abundantemente da Sua graça e amor, concedendo-nos poder e autoridade, nos fazendo participar da Sua vida, da Sua graça e da Sua natureza. Faz isso e ainda nos capacita para vivermos neste mundo como filhos, andando como Ele perante os homens, para que as nossas ações revelem quem Ele é.
Tudo que recebemos gratuitamente, toda sorte de bênçãos em Cristo Jesus tem o propósito de revelarmos e vivermos o reino neste mundo, fazendo a vontade do Pai. Ele nos salvou e nos capacitou para revelarmos as Suas virtudes por meio da Sua Igreja, proclamarmos em ação o Seu reino, fazermos as Suas obras. Tendo o entendimento desta salvação, do poder e autoridade que fomos revestidos, temos que rejeitar tudo que procede da natureza humana, santificando o nosso procedimento, sendo assim, imitadores de Deus, e como embaixadores, como reconciliadores dos homens com Ele, cumpramos o nosso papel na plenitude da vontade do Pai, revelando o Cristo, como cartas vivas, como o Seu bom perfume, manifestando a fragrância do Seu conhecimento.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/entender-o-que-recebemos-e-quem-somos