A importância da obediência no reino de Deus

Em uma determinada situação, no evangelho de Marcos, no capítulo 3, quando Jesus ensinava acerca do reino de Deus, chegou uma pessoa e falou que Sua mãe e irmãos estavam lá fora, então, Ele afirma o seguinte: “’Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?’ perguntou ele. Então olhou para os que estavam assentados ao seu redor e disse: ‘aqui a minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe.’” (Marcos 3:33-35, NVI).

Qual a importância de compreendermos o que Ele quis dizer? Quando falamos em fazer a vontade de Deus sempre olhamos sob a perspectiva de obediência. E quando falamos de obediência temos, normalmente, uma resistência, uma oposição a obedecer. Não gostamos de regras e imposição. Mas está Jesus falando de imposição?

Nós, naturalmente gostamos de nos servir das pessoas, servir de Deus, ou seja, queremos usar as pessoas e Deus para atender os nossos objetivos. Olhamos na perspectiva humana e vemos tudo como regra, mas como o nosso compromisso e compreensão da vontade de Deus tende a ser limitada, olhamos somente nos pontos que nos interessa e que nos é conveniente. Então usamos do evangelho para buscar os nossos interesses e satisfazer as nossas necessidades.

Mas não é assim o reino de Deus. A obediência, o fazer a vontade de Deus, o fazer parte da Sua família está relacionado à compreensão de quem somos, do que recebemos, e o entendimento claro que somos miseráveis diante de Deus e que dependemos inteiramente Dele para fazer algo de bom e para encontrar a verdadeira vida e paz para as nossas almas. Não se trata de religiosidade, de hipocrisia religiosa, mas de entender o que Deus fez e o que recebemos Dele e onde nos inseriu.

Quando compreendemos a nossa miserabilidade e que a reconciliação, a salvação de nossa alma não é resultante de nosso esforço, mas da graça de Deus por meio da fé na obra de Jesus na cruz, então nos submetemos a Ele e a Seu querer, para que a Sua vida, Sua vontade se cumpra em nós e através de nós. A obediência, o fazer a vontade de Deus está não no aspecto de regra imposta, mas na expressão de gratidão e amor a Deus e no desejo ardente, que mesmo não merecendo, possamos ser aperfeiçoados para que a vontade do Pai se cumpra por meio de nossas vidas, para que aqueles “irmãos e irmãs” ainda não alcançados pela mensagem do evangelho possam ver por meio de nossas vidas o amor de Deus pelos homens e assim, se submetam a essa vontade.

Obediência é uma expressão natural da obra de Deus em nós, é um se oferecer como servo e um desejo ardente de fazer tudo aquilo que agrada a Ele para que seja conhecido verdadeiramente de todos os homens, pois Ele nos capacitou, nos concedeu de Seu poder e autoridade, por meio do Espírito Santo, para vivermos neste mundo como Ele perante os homens. Tendo este entendimento nos colocamos a serviço de Deus para a Sua vontade, e não para buscarmos os nossos interesses.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/a-importancia-da-obediencia-no-reino-de-deus