Compaixão: virtude de Deus

Quando compreendemos que temos que agir como Deus perante os homens, devemos entender que temos que revelar as virtudes Dele, como pessoas e como igreja. E a compaixão é uma das virtudes que precisamos aprender a revelar.

Quando compreendemos que o evangelho é simples, que fazemos parte do reino de Deus, que recebemos por meio do Espírito Santo, toda a capacitação, autoridade e poder para andarmos como Ele perante os homens, começamos a entender o que Jesus fez, Seu exemplo e testemunho para as nossas vidas para agirmos da mesma maneira.

No evangelho de Marcos, no capítulo 1, dos versos 40 a 42, podemos ler: Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: se quiseres, podes purificar-me! Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: quero. Seja purificado! Imediatamente a lepra o deixou, e ele foi purificado.

A compaixão é uma das virtudes de Deus que temos que revelar. E por compaixão devemos ter a capacidade de nos colocar no lugar do outro e compreender o que ele está sentindo e passando. Se não compreendermos a situação das pessoas, se não nos colocarmos em seu lugar, nunca agiremos em favor delas. Mas, para isso, precisamos esvaziar de nós mesmos, do nosso egoísmo, orgulho e arrogância.

Jesus em seu ato de tocar o leproso quebrou as ordenanças, pois na lei diz que todo o que toca algo impuro, fica impuro. Jesus, nesta atitude quebrou paradigmas, pois sendo ele santo, demonstrou que não só não ficaria impuro, mas purificaria a pessoa acometida de impureza.

Mesmo tendo este entendimento, agimos conforme a religiosidade humana e temos os mesmos preconceitos dos religiosos da época de Jesus. Temos que entender que o nosso papel não é ser contaminado pelo mundo, mas, sendo santos, temos a responsabilidade de purificar o mundo, de torna-lo santo. Fazemos isso, quando agimos como Deus perante os homens, levando a Sua vida, levando refrigério, agindo com compaixão, repartindo da vida de Dele com todos, independente de quem é e onde está.

Temos que entender que é nossa responsabilidade tocar o que é impuro, para que se torne puro perante o Criador. Temos que nos colocar no lugar das pessoas, que estão cegas e perdidas, e agirmos de maneira a conduzi-las à libertação e a cura de sua cegueira para que possam ver a luz e dela se aproximar, por isso é fundamental revelarmos por meio de nossas ações o reino de Deus a todos os homens. A virtude do Criador nos moverá nesta ação: teremos compaixão.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/compaixao-virtude-de-deus