Precisamos compreender o nosso estado diante de Deus, como Paulo escreveu em sua carta aos romanos, no capítulo 3, versos 9 e 10: “… tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado. Como está escrito: Não há nenhum justo, nem um sequer;”. (Romanos 3:9-10, NVI).
Por isso, como ele afirma no verso 20, do mesmo capítulo: “Portanto, ninguém será declarado justo diante dele(Deus) baseando-se na obediência à Lei, pois mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado”. (Romanos 3:20, NVI).
A Lei não tem o propósito de nos justificar e nem nos salvar, mas, nos tornar conscientes do pecado. Então perguntamos: como somos justificados, se não adianta o nosso esforço para obedecer a Lei?
Paulo continua a explicar no capítulo 3, do verso 21 ao 25, ele fala da nossa justificação, onde e como nos tornarmos justos diante de Deus: “Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para a propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça.” (Romanos 3:21-25, NVI).
Não há nada que possamos fazer para alcançar a nossa justificação. Não tem obra e nem esforço do nosso lado para que possamos ser justificados e nem alcançarmos a nossa reconciliação. Por isso, não adianta pensarmos que iremos fazer isso ou aquilo para sermos “mais” aceitos por Deus, ou para sermos salvos.
E entendemos que a justiça de Deus, não está na nossa condenação, mas, na nossa redenção, no repartir conosco da Sua vida. Não tendo nós o quê e nem como fazer, Ele provê o meio e a forma para nos reconciliarmos com Ele. A justiça de Deus está no repartir da Sua vida conosco, estando nós mortos nos nossos delitos e nossos pecados.
Agora, como devemos viver, já que fomos e somos justificados pela graça de Deus por meio da fé em Cristo Jesus que se ofereceu como propiciação pelo nosso pecado?
Devemos viver segundo a Sua vontade. Ele nos capacitou, nos deu da Sua vida, Ele enviou o Espírito Santo, que derramou do poder e autoridade para vivermos neste mundo conforme o Seu querer. Fomos salvos, reconciliados com Deus, para fazermos neste mundo as Suas obras, pois temos que revelar o Seu reino neste mundo, como está na oração do Pai Nosso.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/alcancando-a-justica-e-sendo-justificados