Paulo e Silas estavam em pecado?

Diante de um pensamento religioso, cheio de hipocrisia, que apregoa que Deus abençoa e faz prosperar quem obedece a Sua vontade e não deixa que mal algum lhe sobrevenha e se algo ruim acontece é porque esta pessoa está em pecado. Sendo assim, como devemos classificar a vida de Paulo e Silas diante dos acontecimentos descritos em atos, no capítulo 16, dos versos 22 ao 24? Que diz: “Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança.  Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco.” (Atos 16:22-24, RA).

Tinham cometido pecado? Estavam andando em desobediência a vontade de Deus, por isso foram açoitados e presos? Como devemos classificar o estado deles diante deste pensamento religioso que apregoa uma negociata com Deus como se Ele fosse uma divindade ou um deus criado pelos homens e que existe para atender aos caprichos e desejos de pessoas egoístas? Ou estes religiosos são ignorantes, cegos, não compreendem a vontade de Deus e dignos de misericórdia e não entenderam o propósito e plano de Deus?

Precisamos parar de achar que cristianismo envolve este tipo de pensamento e atitude. Temos que entender qual o plano e o propósito de Deus para nossas vidas e qual o nosso papel e como o desempenhamos.

Fomos tirados do império das trevas, do domínio do pecado, libertos por Cristo, salvos pela graça de Deus, para vivermos o Seu reino neste mundo, fazer a Sua vontade e ser modelo e exemplo para, como embaixadores, reconciliadores dos homens com Deus, sermos instrumentos para libertar as pessoas das trevas e do domínio do pecado.

Quando olhamos a vida de Paulo e Silas neste evento específico, podemos observar que todo o propósito era simplesmente levá-los para a prisão para que todas aquelas pessoas fossem salvas, libertas do pecado. Eles não tinham cometido pecado, não estavam sendo punidos, mas, sendo agentes do reino de Deus, levando por meio de suas ações e palavras o Seu reino até aquele lugar para que houvesse a cura e o restaurar de vida.

Não estamos aqui para sermos ricos, prosperar, nem para sermos abençoados com coisas deste mundo (podemos até ser, mas não é este o propósito de nossa vida), temos que entender que existimos para levar Deus, o Seu reino, até as pessoas, proclamando a libertação e cura, resgatando e reconciliando as mesmas com Deus, sendo cartas vivas, sendo o bom perfume de Cristo neste mundo e não importa onde nem como, e nem pelo que estamos passando, pois fomos criados em Cristo Jesus para viver o reino de Deus aqui.

Que possamos compreender e santificar o nosso procedimento, rejeitando todo pensamento religioso segundo o pensamento do homem e vivendo como filhos de Deus.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/paulo-e-silas-estavam-em-pecado

Um pensamento sobre “Paulo e Silas estavam em pecado?

  1. Avatar de Lucas Pereira Lucas Pereira disse:

    Muitas das vezes me deixei levar pelos pensamentos dos homens, fizeram com que eu pensasse que as as coisas que eu estava fazendo eram erradas, mas tinha a convicção que as coisas que eu estava fazendo era da vontade de Deus. Deus nos usam conforme a vontade dEle para pregar a palavra, e muitos ainda não consegue entender isso.

    Obrigado pelas palavras de reflexão.

Os comentários estão desativados.