Quando lemos sobre a questão da santificação e do pecado na nossa vida, podemos tirar vários exemplos na bíblia, tanto no novo quanto no velho testamento, onde o povo tinha pecado, isto é desobedecido uma determinação do que Deus havia falado.
No caso da tomada de Jericó, houve desobediência quanto o que Deus havia determinado o que fazer com as coisas. Eram para serem destruídas, mas Acã desobedeceu, pegou itens e escondeu, como podemos ler, em Josué, no capítulo 7, no verso 1: ” Prevaricaram os filhos de Israel nas coisas condenadas; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá, tomou das coisas condenadas. A ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel.” (Josué 7:1, RA).
A consequência foi que perderam a batalha de Ai, então, os líderes se prostram diante de Deus, sem o entendimento do que estava acontecendo, mas Deus fala, do verso 10 ao 12: ” Então, disse o Senhor a Josué: Levanta-te! Por que estás prostrado assim sobre o rosto? Israel pecou, e violaram a minha aliança, aquilo que eu lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam, e até debaixo da sua bagagem o puseram. Pelo que os filhos de Israel não puderam resistir aos seus inimigos; viraram as costas diante deles, porquanto Israel se fizera condenado; já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada.” (Josué 7:10-12, RA).
E o que Deus fala para Josué fazer? Isto está no verso 13: ” Dispõe-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: Há coisas condenadas no vosso meio, ó Israel; aos vossos inimigos não podereis resistir, enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas.” (Josué 7:13, RA).
Agora, de fato, como entendemos a santificação? Compreendemos? Como entendemos que devemos viver?
Se não entendermos como devemos viver, qual o propósito, como devemos andar, relacionar, dificilmente compreenderemos a importância da santificação, de não viver uma vida de pecado: fora do propósito de Deus. A primeira coisa que precisamos entender é que pecado está relacionado a viver uma vida fora do propósito estabelecido por Deus para nós, como membros do corpo de Cristo, como a igreja do Senhor.
Quando vivemos uma vida segundo a determinação de Deus (Seu propósito) na realidade estamos vivendo uma vida de santificação, segundo os valores eternos, rejeitando tudo que seja contrário a natureza de Deus e andando neste mundo segundo as Suas virtudes, revelando e manifestando Jesus Cristo em nossos atos e nos nossos relacionamentos.
O propósito de nossa vida está em manifestarmos, em revelarmos o reino de Deus neste mundo, em fazer a Sua vontade ser cumprida entre os homens, por isso, ao compreendermos que fomos habilitados, capacitados para vivermos segundo a Sua vontade, devemos nos empenhar em conhecê-la, compreender a Sua palavra, e tendo o entendimento que recebemos a autoridade para viver segundo os valores eternos, rejeitamos todo o pensamento do mundo para andar entre os homens revelando os valores eternos do Criador.
Por isso, quando rejeitamos o pensamento do mundo, manifestando as virtudes do Pai, estamos andando em uma vida de santificação, cumprindo o nosso propósito e a vontade do nosso Senhor.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/entendendo-a-santificacao-no-contexto-diario