Ser perfeito como perfeito é o Pai

Jesus, no sermão da Montanha, ensinando aos Seus discípulos, no capítulo 5, no verso 48, afirma: “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.” (Mateus 5:48, RA)

Como podemos ser perfeitos, como é o Pai? Um pouco antes, no mesmo capítulo Ele fala como podemos fazer para sermos como Ele e como podemos revelar que somos filhos de Deus, e também, como viver e manifestar ao mundo o Deus que conhecemos aos homens. Ao praticarmos as obras de Deus, revelamos o Pai e agimos como Deus perante os homens, que é o objetivo do Senhor para a Sua igreja neste mundo.

Ações simples, mas que requerem de nós, sermos discípulos de Jesus, isto é, negarmos a nós mesmos, tomarmos a cruz, e seguí-Lo (isto é, imitá-Lo). Precisamos lembrar que cruz não é o carregar os nossos problemas, mas morrer para nós, nossa vontade e querer. Sem manifestarmos a nossa submissão a vontade de Deus, não agiremos como discípulo do Senhor e jamais O revelaremos ao mundo.

Por isso, a maneira como devemos viver, deve ser norteada por estas ações, como: não irarmos contra o nosso irmão, pois o que o faz está sujeito a julgamento (Mt 5:22); devemos considerar a reconciliação com o irmão mais importante que a nossa oferta e sacrifício a Deus (Mt 5:23); não podemos olhar para uma mulher ou um homem com desejo de possuir esta pessoa e satisfazer as nossas necessidades, pois fazendo assim, já cometemos o adultério (Mt 5:28); Se alguém nos ofender, magoar, ferir a nossa face, devemos lhe oferecer a outra (Mt 5:29); se alguém quiser algo nosso, que é o nosso direito, devemos dar-lhe mais que está pedindo (Mt 5:40); se formos forçados a fazer algo, devemos caminhar duas milhas, ao invés de uma (Mt 5:41); devemos dar às pessoas o que pedem (Mt 5:42); devemos orar pelos que nos perseguem, amar os nossos inimigos (ajudá-los, serví-los), como diz as escrituras (Mt 5:44).

Por que devemos fazer isso? Por um simples motivo, pois se quisermos ser filhos de Deus, devemos agir como Ele, porque Ele faz nascer o sol sobre os maus e bons e traz a chuva para os justos e injustos. Se amarmos somente quem nos ama, que diferença faz?

O reino de Deus se revela, por meio de nossa vida, através do Corpo de Cristo, a igreja, quando nós membros deste corpo nos comprometemos pessoalmente com Ele em viver a Sua vontade, quando o nosso compromisso se traduz em sermos vasos para a honra, para a glória e louvor do nome do Senhor. Quando assim fazemos, então os relacionamentos e as ações que desenvolvemos por meio da igreja, expressam as virtudes de Deus, fazemos as Suas obras conhecidas por todos à nossa volta, a nossa luz brilhará e o nosso Deus será glorificado por meio de nossas vidas.

Mais importante que a nossa religiosidade, mais importante que o nosso conhecimento é revelarmos as obras de Deus, por isso, precisamos incentivar uns aos outros, admoestar uns aos outros para amadurecermos e fazermos o nosso Deus conhecido de todos os homens.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/ser-perfeito-como-perfeito-e-o-pai