Na carta aos hebreus, lemos, no capítulo 11, no verso 1: ” Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” (Hebreus 11:1, RA)
A fé envolve a convicção, a certeza sobre o que Deus fez e Suas promessas. Como podemos ler que sem fé é impossível agradar a Deus, e temos exemplos de expressão de fé, como: Universo formado pela palavra de Deus e que tudo veio a existir se formou do que não se vê.
Temos homens que revelaram fé, como: Noé construiu uma arca, quando tudo indicava o contrário e parecia que nunca haveria chuva naquele lugar. Abraão saiu rumo à terra prometida, embora não soubesse para onde estava indo. Ele e Sara geraram filhos mesmo sem ter vigor para tal. Viveram pela fé e morreram sem receber o que lhes havia sido prometido, mas se reconheceram como peregrinos e estrangeiros nesta terra. Abraão ofereceu Isaque como sacrifício, pois estava convicto que Deus poderia ressuscitá-lo dos mortos, já que Ele era a promessa.
Como podemos entender a fé de uma forma simples? Fé trata de confiança, de certeza do que o que foi prometido será cumprido, mesmo que não vejamos com os próprios olhos. A confiança se constrói com o conhecimento, mesmo nas nossas falhas, e no nosso querer dar um jeito. Não foi diferente com Abraão e não é conosco. Deus se revela, e a medida que Ele se revela, se dá a conhecer, aprendemos a confiar e a descansar Nele. Abraão tomou medidas, realizou ação que demonstravam falta de fé, mas tudo foi usado para o processo de crescimento e amadurecimento. A fé de Abraão não veio da noite para o dia, e nem de um mês para outro, foram anos sendo trabalhada, forjada. Desde que foi chamado para ir para a terra prometida, até o momento do cumprimento do nascimento de Isaque foram muitos, muitos anos. Dê uma olhada entre a idade do seu chamado e o momento do nascimento de Isaque.
A fé não depende de nós, mas, do revelar de Deus, pois ela vem Dele e a nossa resposta a Ele se dá pela obediência à Sua vontade e ao realizar do Seu querer, por isso a fé vem de Deus e volta para Ele como expressão de nossa confiança e obediência a Sua vontade.
A expressão da fé se dá pela obediência, pelo fazer e viver segundo a vontade de Deus, por isso temos a jornada de amadurecimento, crescimento, santificação para revelarmos o nosso Deus por meio de nossa vida, para que Ele seja glorificado e exaltado por meio de nossas ações. À medida que crescemos e amadurecemos, somos mais obedientes e quanto mais obedecemos, mais nos tornamos a semelhança do Seu filho, mais o revelamos ao mundo.
Fé não é pensamento positivo, não depende do nosso esforço, mas do revelar de Deus em nós.