Jesus: Sacerdote de uma aliança superior

Em Cristo Jesus temos uma aliança estabelecida por Deus superior a do sacerdócio levítico, que era sombra das coisas definitivas, que seria revelada no tempo devido por meio de Cristo Jesus.

Precisamos entender que o sacerdote tem o papel de interceder em favor de quem necessita, se interpor e perante de Deus, oferecer sacrifício em favor dos homens para a remissão dos pecados.

A remissão do pecado somente é possível por meio da morte, do derramar de sangue. Então Jesus, se oferece, como o sacrifício perfeito, sem pecado, para que pudesse resgatar definitivamente os homens para Deus, como podemos ler na carta aos hebreus, referindo a Jesus: “mas este, com juramento, por aquele que lhe disse:  O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre;” (Hebreus 7:21, RA).

Ele, Jesus, foi designado e definido por Deus, como sacerdote para sempre, como o único que poderia oferecer de forma definitiva o sacrifício requerido para reconciliar os homens com Ele. Jesus, faz isso, por amor a nós, para que pudéssemos usufruir da presença e da vida de Deus, pois os homens, sem o reconhecimento deste sacrifício de Cristo, estariam mortos e separados de Deus.

Ele, Jesus, ao se oferecer, tornou-se o fiador desta aliança superior e definitiva que tem condições de perdoar nossos pecados e nos reconciliar com Deus: “por isso mesmo, Jesus se tem tornado fiador de superior aliança.” (Hebreus 7:22, RA), e também, podemos ler: “este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável.  Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” (Hebreus 7:24-25, RA).

Jesus se ofereceu de forma definitiva e uma única vez para nos reconciliar com Deus. Devemos, para alcançar a salvação, nos submeter a Ele, reconhecendo-O como Senhor e Salvador.. Este momento é o que Jesus designou de novo nascimento. É o tempo de recebermos a salvação, a reconciliação, o nosso espírito é vivificado pelo Espírito de Deus, recebemos da Sua vida, somos transformados em novas criaturas, somos feitos filhos de Deus, seres espirituais para vivermos e andarmos na Sua presença.

A aliança estabelecida por Deus por meio de Jesus Cristo, por Sua graça, que se moveu em nosso favor, para nos levar à Sua presença, somente é concretizada, através da obra de Jesus na cruz. Por isso, precisamos crer que este sacrifício é único, suficiente e definitivo para nos reconciliar com o Criador e que não existe mais nada que precisamos fazer para sermos aceitos por Ele.

Quando compreendemos e cremos na obra de Cristo em nosso favor, e nos submetemos à Ele como o nosso intercessor perante Deus, nascemos de novo, recebemos da vida de Deus, do Seu Espírito, que derrama de forma abundante em nós, do poder para vivermos neste mundo segundo a Sua vontade. E tendo consciência desta transformação, iniciamos a nossa jornada de santificação para sermos revelação de Deus ao mundo, pois é por meio da igreja, onde somos inseridos como membros do corpo de Cristo, que manifestamos as virtudes de Deus.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/jesus-sacerdote-de-uma-alianca-superior