Somos salvos quando cremos e pedimos ajuda

As coisas de Deus são simples e precisamos entender para sermos alcançados por esta graça maravilhosa que foi revelada por meio de Jesus Cristo, o Senhor da glória. Se não entendermos o processo de Deus e Sua maneira de agir, de forma alguma seremos alcançados por Sua misericórdia. Temos que entender que não depende de nós, não depende do que possamos fazer, do nosso esforço, e nem de cumprirmos a lei (os mandamentos).

Não fazemos para alcançar, mas tendo sido alcançados por Deus, abençoados com Sua graça, tendo recebido do Seu Espírito, nós fazemos as obras de Deus. Mas para fazer estas obras precisamos, primeiramente, ser reconciliados e recebermos a ajuda de Deus. Para recebermos a ajuda de Deus, precisamos compreender que dependemos e precisamos Dele, como Paulo escreveu em sua carta aos romanos: “O que Moisés diz é isto: “A mensagem de Deus está perto de você, nos seus lábios e no seu coração” — isto é, a mensagem de fé que anunciamos. Se você disser com a sua boca: “Jesus é Senhor” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos. Porque as Escrituras Sagradas dizem: “Quem crer nele não ficará desiludido.” Isso vale para todos, pois não existe nenhuma diferença entre judeus e não judeus. Deus é o mesmo Senhor de todos e abençoa generosamente todos os que pedem a sua ajuda. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos.” (Romanos 10:8-13, NTLH).

O reconhecimento da dependência, o pedido de ajuda para sermos salvos é que nos conduz à vontade de Deus. Não podemos e nem temos condição pelo nosso esforço de alcançar o perdão e o reconhecimento de Deus. Ele vem pelo resultado de compreendermos que precisamos Dele e dependemos da Sua graça para alcançar a reconciliação que é nos oferecida por meio da obra de Jesus na cruz que produz a justiça de Deus; pois o Seu sangue que é responsável por nos apresentar e nos permitir o acesso à presença de Deus.

Tendo sido abençoados com a salvação, alcançados pela graça de Deus, então, somos capacitados, recebemos do alto o poder (autoridade), pois ao sermos reconciliados com Deus, temos os nossos pecados perdoados, somos purificados, feitos templos, morada do Espírito Santo. E o Espírito nos habilita, nos capacita, pois o Seu poder é derramado em nossa vida, para cumprimos a vontade de Deus.

Com a libertação do pecado, com o revestimento do poder do alto, somos capacitados para viver neste mundo, conforme a vontade de Deus, sendo coparticipantes de Sua natureza divina, para que rejeitando todas as paixões humanas, desejos da carne, possamos viver no presente século segundo a vontade de Deus. Precisamos, compreendendo isso, correr nossa carreira rumo ao aperfeiçoamento, santificando o nosso procedimento, para que revelando Cristo por meio dos nossos atos, sendo cartas vivas, sendo o bom perfume, possamos viver de maneira a agradar a Deus, cumprindo a lei, obedecendo os mandamentos, fazendo assim, boas obras, fazendo o bem para o próximo da maneira que O agrada.

Portanto, não esqueçamos nunca que dependemos de Deus, precisamos ser alcançados por Ele, e recebermos esta salvação, quando reconhecemos que dependemos Dele inteiramente e que não há nada que possamos fazer pelo nosso próprio esforço.