Quando falhamos em nossa jornada cristã, como filhos de Deus? Quando esquecemos quem somos, quando não nos lembramos que recebemos o Espírito Santo, que fomos revestidos de poder, quando esquecemos da graça e queremos fazer tudo pelo nosso próprio esforço, esperando a recompensa da energia gasta. Paulo escrevendo aos irmãos de Gálatas afirma: “Respondam somente isto: vocês receberam o Espírito de Deus por terem feito o que a lei manda ou por terem ouvido a mensagem do evangelho e terem crido nela? Como é que vocês podem ter tão pouco juízo? Vocês começaram a sua vida cristã pelo poder do Espírito de Deus e agora querem ir até o fim pelas suas próprias forças?” (Gálatas 3:2-3, NTLH).
Por isso precisamos refletir diariamente sobre as nossas motivações, o porquê estamos tendo as esperanças e/ou expectativas. Se temos vivido de expectativa, esperando a recompensa pelo esforço realizado, vamos morrer na praia, pois nossa vida deve ser baseada na fé, naquilo que Deus falou sobre nós; e também, no entendimento claro da Sua obra em nossa vida e na habilitação concedida pelo poder do Espírito Santo.
Não podemos viver o evangelho pela força da lei, pelo cumprimento de mandamentos, preceitos e regras. Não é o nosso esforço que irá gerar a recompensa ou a salvação de nossa alma. Precisamos nos lembrar sempre que somos salvos pela graça de Deus por meio da fé em Jesus Cristo. Pois, foi na cruz que Jesus cumpriu a justiça de Deus, fazendo-Se pecador por nós, oferecendo a Si mesmo como resgate pelo nosso pecado para que, pelo Seu sangue, tivéssemos acesso a presença do Pai.
Temos acesso ao Pai, entramos na Sua presença, não porque somos bons, nem merecedores ou porque somos dignos da recompensa pelo que fizemos. Entramos em Sua presença única e exclusivamente por meio do sangue de Cristo que nos purifica e nos apresenta santos, inculpáveis e irrepreensíveis.
Precisamos entender que este é o verdadeiro evangelho e que recebemos o Espírito Santo para nos ajudar nesta jornada de aperfeiçoamento, para nos lembrar as palavras de Jesus, para nos conduzir ao querer de Deus. Quando recebemos a salvação, a reconciliação, o Espírito Santo, vem fazer em nós morada, como promessa de Jesus, nos tornamos o templo, a morada de Deus. Pelo Espírito recebemos o poder para viver segundo a vontade Daquele que nos chamou.
Sendo morada de Deus, Sua casa Espiritual, tendo sido purificados de todo o pecado, precisamos na nossa jornada aqui neste mundo, externar a realidade espiritual que foi realizada por Ele. E como fazemos isso? Pelo processo de santificação de nossos procedimentos, tornando por meio de nossos atos imitadores de Deus, revelando aos homens a Sua justiça, misericórdia, graça, bondade, paciência, amor, longanimidade, mansidão, domínio próprio e tantas outras virtudes do Criador que temos que revelar.
Temos que entender que santificamos não para nos aproximarmos de Deus, mas, para aproximá-Lo dos homens, manifestá-Lo, revelá-Lo a todas as pessoas com quem nos relacionamos. Precisamos entender que recebemos o Espírito e o Seu poder para que por meio de nossa vida vivamos neste mundo da forma como Lhe agrada, revelando o Seu reino a este mundo. Sendo luz e sal, de maneira que os homens creiam em Jesus Cristo por meio da igreja, o Seu corpo, do qual fazemos parte.
fazemos parte.