“mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1:8).
Revestiste-me de poder, concedeste-me o teu Espírito Santo, para que pudesse ser tua testemunha em todos os lugares, até os confins da terra. Compreendo que concedeste tal graça, que me fizeste participante da tua glória, por um único motivo, para que o teu nome, tua glória, para que a tua graça fossem reveladas a todos os homens. Não importa o credo, não importa a cor, não importa a classe social, nem sua condição de saúde, ou mesmos das escolhas pessoais que cada um pudesse fazer, ou mesmo te todo o histórico de vida, sofrimentos e lutas que tenha passado.
Concedeste-me da tua vida, para que ela fosse revelada, manifesta e levada a todos os lugares. Deste da tua vida, para que a manifestasse e a distribuisse entre todos, sem restrição, sem regras; mas simplesmente, como um rio que flui da verdadeira fonte de vida que és tu, e a quem estou ligado.
Meu Senhor, sei que embora tendo este conhecimento, tendo o entendimento que tudo me concedestes para que eu pudesse viver uma vida que te agrada, não consigo expressar de forma real, de forma viva aquilo que tu és. Ainda permito que as minhas mazelas, minha incapacidade de lidar com minha ignorância, de não suportar os erros e falhas dos outros. A uma agressaõ, não os rebato na mesma moeda que tu fizeste quando andaste entre nós; mas, muito pelo contrário, respondo no mesmo troco e na moeda que recebi. Embora compreendendo que não seja a atitude correta, ainda expresso minhas ações em muitas situações na lei do “olho por olho” e acho, de fato, nos meus atos que ainda seja a melhor lei, embora não creia no meu entendimento.
Como expressar o zelo pelo teu nome, como expressar o verdadeiro amor, amor que ultrapassa todo entendimento, toda compreensão, amor colocado acima de todas as coisas, como fizestes por nós, ao abrir mão do que era, de esvaziar-se de ti mesmo, para ser homem (pessoa), como eu, para padecer em meu lugar, sofrer as maiores injúrias e não revidar? Quero que o teu nome seja louvado, desejo ardentemente que a minha vida expresse tudo aquilo que tu és, tudo que fizeste por mim, e por todos que creem em teu nome,e por aqueles que também virão a crer. Compreendo a importância de honrar o teu nome, pois é nesta honra, que revelo não só o verdadeiro amor por ti, mas manifesto o teu nome e a tua glória as pessoas.
Peço, Senhor, nesta oração, que abra o meu entendimento e de todos os creem em teu nome, para compreendermos que a impiedade (que não é só uma questão de matar, roubar, odiar, mas, tão intensa quando estas é também, a mentira, o engano, a hipocrisia, a falsidade, a falta de paciência, a incapacidade de suportar as deficiências e defeitos dos outros; pois somos bons para julgar os outros, mas incapazes de enxergar os nossos próprios defeitos), representa a ausência completa de ti e de tu que és, não domine a minha vida e nem a vida de cada um que faça parte do teu corpo.
Sei que não te revelas ao mundo pelo que sou, mas sim, pela capacidade de absorver da tua vida, da tu virtude, dos atributos que representam aquilo que tu és, e na convivência como membro do teu corpo, ou seja, na capacidade de suportar, de amar, de honrar a cada um, em conjunto. Através do suportar, do amar, do honrar um aos outros que podemos expressar e revelar o teu verdadeiro amor as pessoas.
Ensina-me, Senhor, a rejeitar, a fazer morrer tudo que procede da natureza humana, para que o teu nome seja glorificado e exaltado, dê me a compreensão do teu perdão, do teu amor, para que em tudo que eu venha considerar importante, seja lançado por terra e não queira viver no meu orgulho e egoísmo pessoal.
Quero honrar-te com todo o meu ser, quero que o teu nome seja conhecido, por isso, nos revestiste de poder e nos concedeste do teu Espírito, para que a tua vida possa ser revelada a todos. Não importa o que faça e nem como faça, mas permita ter a compreensão completa do teu propósito para a minha vida, para a glória e louvor do teu nome entre os homens.