Chamados para Viver o Reino: A Jornada da Maturidade Cristã

foto por: Michael Pointner por Pixabay 

De filhinhos a pais espirituais — entendendo o processo da fé, da regeneração à constância guiada pelo Espírito

Não importa o quanto já amadurecemos: todos tivemos nossos pecados perdoados pela obra de Cristo, pela graça de Deus. Somos chamados a viver o reino de Deus, firmados na Palavra, como vemos em 1 João 2.12-14:

Filhinhos, escrevo a vocês, porque os seus pecados são perdoados por causa do nome de Jesus. Pais, escrevo a vocês, porque conhecem aquele que existe desde o princípio. Jovens, escrevo a vocês, porque vocês têm vencido o Maligno. Filhinhos, escrevi a vocês, porque conhecem o Pai. Pais, escrevi a vocês, porque conhecem aquele que existe desde o princípio. Jovens, escrevi a vocês, porque são fortes, e a palavra de Deus permanece em vocês, e vocês já venceram o Maligno.” (1João 2.12–14 NAA)

A maturidade cristã é fruto de um relacionamento profundo com o Pai e o Filho, fundamentada na Palavra e na comunhão com Deus. Essa vida revela constância na fé, conduzida pelo Espírito.

Os jovens representam aqueles em crescimento espiritual, engajados na luta contra o pecado, buscando santificação e vitória em Cristo. Esse processo acontece porque a Palavra permanece neles.

Já os “filhinhos” são os novos na fé: ainda imaturos, mas marcados pela salvação e regeneração recebida.

O que precisamos compreender? Todos têm seus pecados perdoados por Cristo. O crente maduro demonstra conhecimento prático de Deus. Os jovens estão na jornada de amadurecimento, aprendendo a vencer o mal pela Palavra. Os filhinhos revelam a regeneração e buscam a Deus com sede.

Assim, entendemos que tudo é obra da graça, conduzidos pelo Espírito, para vivermos o reino de Deus na terra.

Ouça a mensagem no agregador de PODCAST de tua preferência:

CASTBOX, SPOTFY, DEEZER ou YOUTUBE

Busque por: “caminhar na graça”

Deixe um comentário