foto por: Marek Piwnicki em Unsplash
Jesus ensinando em Mateus, capítulo vinte e dois, do versículo trinta e sete ao quarenta, afirma:
“Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” (Mateus 22.37–40, RA).
Por que o amor é importante? O que significa amar? Termos o entendimento equivocado nos conduz a realizarmos as coisas pela motivação errada. Primeiro: temos que entender que amar não é gostar muito. Não se trata de sentimento, mas de atitude, de fazermos pelo próximo, segundo o amor que aprendemos de Deus. Não era por sermos bons que Deus nos amou e nos resgatou por meio de Cristo. Segundo: quem ama, age em favor do outro, não irá fazer mal contra ele, pois é isso que desejamos para nós mesmos. Amar é não praticar o mal e sim o que é bom para o outro. Agirmos em seu favor como Deus agiu em nosso. Quem ama se faz oferta para que o outro, independente de suas atitudes, possam conhecer ao Pai por meio de nossas vidas, como Cristo que nos amou e se entregou em nosso favor, para que pudéssemos conhecê-Lo.
Precisamos entender que amar é o mandamento mais importante e que não está vinculado a gostar muito, pois não é sentimento, mas atitude que nos move em favor do outro, independente de suas atitudes, para que ele possa ter a oportunidade de conhecer o Pai e o Seu amor derramado em nosso favor.