Aprendendo a honrar nas diferenças

Aprendendo a honrar as diferenças

foto por:   eberhard grossgasteiger em Unsplash

Revelamos Deus ao mundo não quando impomos aos outros as nossas crenças, valores e tradições, mas quando aprendemos a respeitá-los e ensinamos sobre o que é importante na maneira de viver e na forma como devem preservar valores eternos.

Depois da desavença entre alguns judeus e gentios, em Antioquia, onde os judeus insistiam na necessidade de guardar alguns aspectos da lei como condição de salvação, os apóstolos juntamente com os irmãos, estabelecem o que é importante e escrevem uma carta que está em Atos, capítulo quinze, do versículo vinte e três ao vinte e nove: “escrevendo, por mão deles: Os irmãos, tanto os apóstolos como os presbíteros, aos irmãos de entre os gentios em Antioquia, Síria e Cilícia, saudações. Visto sabermos que alguns [que saíram] de entre nós, sem nenhuma autorização, vos têm perturbado com palavras, transtornando a vossa alma, pareceu-nos bem, chegados a pleno acordo, eleger alguns homens e enviá-los a vós outros com os nossos amados Barnabé e Paulo, homens que têm exposto a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais pessoalmente vos dirão também estas coisas. Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais: que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde.” (Atos dos Apóstolos 15.23–29, BEARA).

A vida da igreja não está em assegurarmos que as pessoas façam todos as mesmas coisas, mas que aprendam a fazer o que é importante e crítico no processo que leva ao conhecimento de Deus e da Sua vontade. Temos e precisamos ensinar essas coisas, para não colocarmos mais encargos que cada um carrega. Aprendermos a respeitar os valores e tradições uns dos outros é que revela que temos o conhecimento de Deus e do Seu amor que precisamos revelar em nossos relacionamentos.

Anúncios