Duas coisas importantes quanto ao reino de Deus que precisamos aprender e compreender: uma é que não podemos ser parciais e nem dar tratamento diferente às pessoas e a outra é que não precisamos ser apressados em consagrar (apontar) alguém como modelo para o rebanho do Senhor.
Paulo, em sua primeira carta a Timóteo, dá esta instrução, isto no capítulo cinco, versículo vinte e um, quanto ao favorecimento de um em detrimento de outros: “Na presença de Deus, de Cristo Jesus e dos santos anjos, eu peço e insisto no seguinte: em tudo o que você fizer, obedeça a estas instruções, sem preconceito contra ninguém e sem favorecer nenhuma pessoa.” (1 Timóteo 5:21, NTLHE). E a questão do apontar as pessoas como modelo, como está no versículo vinte e dois: “Não tenha pressa de colocar as mãos sobre alguém para dedicá-lo ao serviço do Senhor. Não tome parte nos pecados dos outros. Conserve-se puro.” (1 Timóteo 5:22, NTLHE), isto porque nos versículos vinte e quatro e vinte e cinco ele afirma: “Os pecados de algumas pessoas podem ser vistos claramente, antes mesmo de elas serem julgadas. Mas os pecados de outras pessoas só são vistos depois. Assim também as boas ações são vistas claramente e mesmo aquelas que são difíceis de ver não poderão ficar escondidas para sempre.” (1 Timóteo 5:24-25, NTLHE).
Precisamos compreender a importância do ser modelo, a criticidade de andar de modo digno do evangelho, de revelarmos o reino nas coisas que fazemos, pois somente sendo modelo, somente expressando os valores e virtudes do reino é que somos capazes de conduzir as pessoas ao conhecimento da vontade de Deus. Temos e precisamos de nos comprometer com a vontade de Deus, pois somente através do compromisso pessoal com Ele, que podemos, por meio da igreja, nos nossos relacionamentos, revelar o reino ao mundo.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/nao-ser-parcial-e-nem-apressado