As prioridades do reino de Deus

Três pessoas, três possíveis seguidores, respostas e posicionamentos diferentes e nós? Encaixamos em um deles? Esta é a reflexão que temos que fazer diariamente diante das decisões, ações e reações que tomamos, pois o reino é algo para vivermos prioritariamente em nossa vida e temos que viver de maneira totalmente dependente de Deus.

Em Lucas no capítulo nove, dos versículos cinquenta e sete ao sessenta e dois, lemos sobre estes posicionamentos, uns querendo seguir e outros sendo chamados para seguir: “Eu estou pronto a seguir o senhor para qualquer lugar onde o senhor for” (Lucas 9:57-58, NTLH). E ao outro o posicionamento foi: “Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai. ” (Lucas 9:59-60, NTLH).  E ao último temos a seguinte atitude: “… primeiro deixe que eu vá me despedir da minha família. Jesus respondeu: — Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus.” (Lucas 9:61-62, NTLH).

Precisamos estar cientes de que seguir Jesus implica em não ter certeza de como estará a nossa vida financeira, onde estaremos, onde dormiremos, como viveremos, mas, temos que aprender a viver totalmente na dependência de Deus, isto significa, que devemos ser como crianças, certos de que quem supre e quem provê todas as coisas é o Pai.

E precisamos compreender que as coisas deste mundo, o trabalho, a família, escola, profissão, tudo o mais que fazemos (embora tenhamos que fazer com zelo), não são as prioridades de nosso dia a dia, temos que entender que vivemos o reino de Deus em todos os lugares. Os valores eternos, o revelar de Deus por meio das nossas ações e reações está, e tem que estar acima de qualquer outra coisa. Tudo que temos de maneira natural, terrena, são meios para cumprir o nosso propósito que é revelar e manifestar o reino entre os homens.

Temos que entender que não negociamos os valores eternos, mas temos a responsabilidade de viver de modo digno do reino, agir conforme os valores eternos independentemente do que estejamos passando, da nossa situação e que o reino não é algo que postergamos para o futuro, mas vivemos aqui, hoje, agora, diante de todas as pessoas, sem nos corromper com o pensamento do mundo.

https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/as-prioridades-do-reino-de-deus