Ser seguidor de Cristo, ser um cristão, viver o reino de Deus e a Sua vontade está no fato de compreendermos que não podemos viver para os nossos interesses, para a busca da nossa vontade, mas, o rejeitarmos, dia após dia, momento após momento os nossos desejos e vontade, tomarmos a nossa cruz, não a de Cristo, mas a nossa, reconhecermos que com Ele morremos, não para vivermos a nossa vida segundo as nossas expectativas e desejos e nem a busca dos nossos interesses, mas a vontade Daquele que nos chamou para o Seu reino, expressando, dia a dia, a vontade e as virtudes Dele diante dos homens, como fez o Senhor.
No evangelho de Lucas, no capítulo nove, nos versículos vinte e três e vinte e quatro, Jesus afirmou: “Depois disse a todos: — Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto cada dia para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira.” (Lucas 9:23-24, NTLH).
O nosso pecado não está em não conhecermos as Escrituras e nem a vontade de Deus, mas, no buscarmos nela o conhecimento para justificar os nossos interesses e a nossa religiosidade. Não entendemos ainda que viver o reino não se trata de religiosidade, de cultos e reuniões programadas, mas de andarmos juntos no dia a dia, em revelarmos entre as pessoas, com quem estamos as virtudes de Deus, mas principalmente, compreendermos que nas coisas que fazemos não devemos buscar egoisticamente os nossos interesses, mas entendermos que precisamos ser, em todo tempo e lugar, o instrumento de Deus para revelar a Sua justiça, graça, misericórdia, compaixão, bondade, benevolência, etc. (isto é, revelarmos as Suas virtudes) diante de todos.
Temos que entender que as nossas obras devem revelar Deus e glorificar o Seu nome entre os homens, somente assim, seremos a luz neste mundo e o sal desta terra. Somente assim, andaremos de modo digno do evangelho do Senhor.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/o-significado-de-ser-seguidor-de-cristo