Deus não responde ao que queremos

Quando olhamos a história de Lázaro, o pedido das irmãs, a atitude de Jesus diante da doença dele e o posicionamento de Marta, podemos perceber o quanto, muitas vezes, não somos diferentes dela e achamos que Deus tem que fazer as coisas segundo a nossa expectativa e no tempo que desejamos.

No capítulo onze do evangelho de João, podemos ler, no versículo três, sobre a atitude das irmãs ao informar Jesus que o irmão estava doente: “As duas irmãs mandaram dizer a Jesus: — Senhor, o seu querido amigo Lázaro está doente!” (João 11:3, NTLH). A expectativa destas duas era que Jesus iria de imediato ao encontro delas para curar o irmão, mas o que faz Jesus? Isto podemos ler no versículo seis, que diz: “Porém quando soube que Lázaro estava doente, ainda ficou dois dias onde estava.” (João 11:6, NTLH). Quando Jesus chega, tendo Lázaro já morrido, o que fala Marta para Jesus? Podemos ler no versículo vinte e um: “Então Marta disse a Jesus: — Se o senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido!” (João 11:21, NTLH).

Qual era o posicionamento de Marta? Não era que Deus poderia ter resolvido o problema quando ainda havia, segundo a perspectiva dela, solução? Não poderia Ele ter respondido no momento que pediram? Não poderia ter Ele providenciado a cura? Mas o que Ele faz? Demora a responder o pedido e quando responde já era tarde demais.

Muitas vezes agimos como Marta, achando que Deus tem a obrigação de responder e agir segundo o nosso entendimento, o nosso querer e expectativa, não é verdade? Por não entendermos o Seu plano e por não compreendermos que Ele não existe para resolver os nossos problemas e nem atender os nossos desejos, pois não é uma entidade divina cujo propósito é nos manter felizes quando fazemos o que Ele gosta.

Deus não nos recompensa pelo bom serviço prestado e nem pelas nossas ações, Ele faz tudo segundo o Seu plano e propósito, não para satisfazer os nossos desejos, pois se O buscarmos para termos a recompensa, sermos abençoados devido as nossas “boas” ações, então estamos buscando o divino e não o Deus verdadeiro que deseja que O conheçamos e O revelemos ao mundo.

Precisamos repensar a nossa religiosidade e nosso posicionamento diante de Deus e dos homens.

https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/deus-nao-nos-responde-como-queremos