Tudo que fazemos, somos e recebemos, depende da fé. Nossa vida é baseada no viver pela fé, tendo como referência as promessas de Deus. Não depende do que fazemos, mas, do que Ele fala acerca do que fez em nossas vidas e do que prometeu que faria com relação a vivermos o Seu reino neste mundo.
Jesus prometeu o Espírito Santo, o Consolador, que nos guiaria, ensinaria sobre toda a Sua vontade e que nos lembraria de todas as Suas palavras.
Paulo quando exortando os irmãos da Galácia, afirma no verso dois do capítulo três de sua carta: ” Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?” (Gálatas 3:2, RAStr). E nos versos sete e oito, ele afirma: “Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão Em ti, serão abençoados todos os povos.” (Gálatas 3:7-8, RAStr).
Viver o reino de Deus neste mundo é a condição para revelarmos a salvação recebida, e a confirmação da obra de Deus em nós, e não só isso, mas a expressão de que estamos comprometidos com o reino e com a Sua vontade.
Precisamos entender que a fé é resultante do ouvir a palavra de Cristo, de compreendermos o que ela afirma sobre a vontade de Deus e a Sua obra em nossas vidas, como aprendermos a confiar que o Ele fala por meio da Sua palavra é a verdade.
Como somos conduzidos no processo de amadurecimento da fé? Somos conduzidos pela graça de Deus que nos educa. Conhecemos sobre uma promessa, tendo o conhecimento dela, passamos por provações, dificuldade para conhecermos e compreendermos o quanto confiamos em Deus. Neste processo e confiar e não confiar, de esperar ou agir pelas nossas próprias mãos que é revelará o nosso grau de maturidade. À medida que aprendemos a esperar e a confiar em Deus é que amadurecemos e aprendemos a viver segundo a Sua vontade.
Ele afirmou que nos libertou do domínio do pecado, nos fez filhos e nos capacitou para vivermos neste mundo sendo Seus imitadores. Tendo este entendimento, devemos santificar o nosso procedimento para expressa-Lo aos homens. À medida que entendemos o processo de amadurecimento, então, caminhamos rumo a semelhança com Cristo. E neste processo de ser provado é que vamos amadurecendo e crescendo na fé, como aprendendo a expressar o reino por meio das nossas ações.
A vida cristã é vivida neste mundo pela fé, pela confiança na palavra de Deus, nas promessas que Ele fez e não depende do nosso esforço, do nosso braço para conseguir vencer o mundo, pois o que vence o mundo é a nossa fé, isto é, o conhecimento e experiência pessoal que temos com o nosso Deus e expressamos por meio do relacionamento com as pessoas. E no expressarmos Deus por meio das nossas ações estamos vivendo o evangelho de maneira digna, cumprindo a vontade do Pai.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/a-questao-da-fe-no-viver-cristao