Para vivermos Cristo, sendo semelhantes a Ele, precisamos entender a libertação que recebemos por meio Dele, para que em novidade de vida, vivamos no tempo presente como filhos de Deus, revelando a Sua glória, sendo imitadores de Cristo, pois só assim, andaremos de maneira digna do evangelho, revelando o Seu reino entre os homens.
Paulo escrevendo aos Colossenses, no capítulo dois, versos onze e doze, afirma: “Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo, tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.” (Colossenses 2:11-12, BEARA).
Em Cristo fomos sepultados e com Ele fomos ressuscitados pelo poder de Deus, mediante a fé, para vivermos em novidade de vida, pois antes estávamos mortos em nossos pecados, separados de Deus, como está nos versos treze e quinze que diz: “E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. ” (Colossenses 2:13-15, BEARA).
Somente podemos viver vida plena, pela vontade de Deus, quando compreendemos a obra de Cristo que nos libertou do poder e domínio do pecado, nos fazendo livres, porém servos da justiça.
Tendo entendimento da liberdade recebida é que podemos, mediante o poder e autoridade que o Espírito Santo nos deu, viver entre os homens, revelar a vida de Deus. Recebemos da vida e natureza divina e por crermos nisto, que Deus nos fala por meio das Escrituras, não existe razão para vivermos de forma diferente da Sua vontade.
Por isso, Paulo escreve que temos que andar em Cristo,do verso seis ao oito: ” Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças. Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;” (Colossenses 2:6-8, BEARA).
Não podemos viver de forma diferente de Cristo e nem nos deixar ser enganados por ensinos que nos escravizam. Tudo que é aparência, que são regras de homens, que não estão expressas nas Escrituras, ou que foram tiradas de contexto, temos que rejeitar. Paulo escreve sobre isso no capítulo dois, dos versos dezesseis ao dezenove que diz: “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus. ” (Colossenses 2:16-19, BEARA).
A lei que deve reger a nossa vida é a do amor, onde tendo o entendimento que ele não pratica o mal contra o próximo e tudo que fazemos tem o objetivo de expressar a Deus, devemos amar uns aos outros como Cristo nos amou e se entregou em nosso favor, para alcançarmos o conhecimento de Deus, portanto, não podemos viver de modo diferente do que Ele propôs: devemos andar de maneira digna da vocação que recebemos Dele.