Filhos queridos de Deus

Na reconciliação que recebemos de nosso Deus, pela Sua graça, por meio da fé em Cristo Jesus, somos feitos Seus filhos, chamados para o Seu reino e Sua glória, participamos da Sua natureza e devemos como tal ser como Ele diante das pessoas, agindo como Ele, sendo Seus imitadores.

Paulo escrevendo aos Efésios fala sobre isso e afirma no capítulo cinco de sua carta, versos um e dois: “Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como Cristo nos amou e deu a sua vida por nós, como uma oferta de perfume agradável e como um sacrifício que agrada a Deus!” (Efésios 5:1-2, NTLH).

Como podemos ser imitadores de Deus e viver a nossa vida na expressão do amor de Cristo? E como podemos fazer uma oferta, um sacrifício agradável a Ele por meio das nossas vidas?

Precisamos entender que quando abrimos mão de vivermos segundo o pensamento deste mundo e nos sujeitamos à vontade de nosso Deus, fazendo o Seu querer, negando a nós mesmos, e caminhando rumo a plenitude  e semelhança de Cristo, estamos fazendo a verdadeira oferta que O agrada.

Mas como fazemos esta oferta? Como ela reflete no nosso dia a dia? Simples, quando deixamos as coisas de crianças, pessoas espirituais imaturas, e caminhamos rumo à maturidade espiritual vivendo como membro da família de Deus.

As atitudes como: não praticar qualquer tipo de imoralidade sexual, não sermos indecentes, não permitirmos a cobiça em nossas vidas, ou qualquer tipo de conversa indecente (v 3), nem falamos coisas tolas ou sujas, mas em tudo expressamos gratidão a Deus (v 4), quando não somos imorais e cobiçosos pois sabemos que tais pessoas não herdam o reino de Deus (v 5).

Antes não tínhamos o entendimento e vivíamos cegos e na escuridão, mas hoje, compreendemos a vontade do Senhor e como pessoas que pertencem ao Seu reino, sabemos que a bondade, honestidade e verdade é que devem nortear as nossas ações, mas não só isso, procuramos também, conhecer ao nosso Deus e entender tudo que agrada a Ele, por isso, não podemos ser participantes  das coisas sem valor e que estão relacionadas à vida que tínhamos antes de conhece-Lo. Temos que aprender a trazer tudo para a luz, isto é, submeter à justiça de Deus para andarmos como Seus filhos, sendo Seus imitadores (v 8-11).

Temos que prestar atenção em como vivemos e andamos, não podemos agir como ignorantes, pessoas sem juízo. Precisamos entender o que o Senhor quer que façamos. Devemos antes nos encher do Espírito, animar uns aos outros e fazemos isso, cantando salmos, hinos e canções espirituais de todo o coração ao Senhor. E principalmente precisamos ser gratos ao nosso Deus por tudo que nos acontece (v 15-20).

Precisamos entender que ser imitador de Deus, agirmos como Ele implica em rejeitar toda e qualquer obra relacionada ao pensamento deste mundo, a andar segundo valores deste século e adotarmos os valores eternos da justiça de Deus.

https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/filhos-queridos-de-deus