Aceitos por Deus pela fé

Não se trata do trabalho, esforço, do cumprimento de regras que somos salvos. A reconciliação com Deus é alcançada pela graça por meio da fé em Cristo Jesus, isto não depende do nosso esforço, mas de nos submetermos às promessas de Deus e confiarmos que Ele é fiel para cumprir.

Paulo escrevendo aos Gálatas quanto a cumprir a lei para alcançar a salvação, responde no capítulo dois desta carta, no verso dezesseis: “Mas sabemos que todos são aceitos por Deus somente pela fé em Jesus Cristo e não por fazerem o que a lei manda. Assim nós também temos crido em Cristo Jesus a fim de sermos aceitos por Deus pela nossa fé em Cristo e não por fazermos o que a lei manda. Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda.” (Gálatas 2:16, NTLH).

Muitas vezes, tendo entendido que a salvação é pela graça de Deus e que não depende do nosso esforço, ou de alguma coisa que possamos fazer, ou do serviço que desempenhamos, nós muitas vezes, insistimos em fazer as coisas para sermos aceitos por Deus, para Ele se agradar de nós, mas não é assim o Seu operar e realizar, não é esta a Sua vontade.

A salvação não tem nada a ver com o que podemos ou com o que temos que fazer. As obras que realizamos, as coisas que fazemos, não as desempenhamos para receber algo do Criador e nem para sermos mais aceitos por Ele, mas por termos sido aceitos, por termos compreendido a Sua salvação, reconciliação, tendo o entendimento da vida que recebemos Dele, do Seu compartilhar conosco da Sua natureza, nos fazendo nova criatura, nos concedendo um novo coração, então, vivemos segundo esta nova realidade.

Tendo a vida de Deus, compartilhando da Sua natureza, tendo sido habilitados e capacitados pelo Espírito Santo, para vivermos como Ele, sendo Seus imitadores, vivemos fazendo as mesmas coisas que Ele. Temos a obrigação natural de em tudo o que fizermos de revelar às pessoas a Sua natureza. Ao manifestarmos esta natureza, as Suas virtudes, estamos fazendo, normalmente, a obra de Deus, pois manifestamos compaixão, longanimidade, misericórdia, graça e bondade, revelando por meio das nossas ações o amor de Deus por todos os homens.

Quem é filho de Deus, quem recebeu e se submeteu a Sua vontade, reconhecendo a reconciliação pela graça, por meio da fé em Cristo Jesus, realiza as obras de Deus não para alcançar algo, mas somente para revelar o Deus que conheceu diante das pessoas para que, como carta viva, como o bom perfume de Cristo, leve a fragrância do Seu conhecimento diante de todos.

https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/aceitos-por-deus-pela-fe