Fomos retirados deste mundo, da escravidão, do domínio do pecado e inseridos no reino de Deus, feitos filhos, isto, quando nos submetemos a Cristo como Senhor e Salvador, quando nos arrependemos de nossos pecados para vivermos para a glória de Deus.
Paulo escreve isto em sua carta aos Gálatas, no capítulo um, verso três e quadro, que diz: “graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do [nosso] Senhor Jesus Cristo, o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,” (Gálatas 1:3-4, RAStr).
Desarraigar quer dizer, retirar definitivamente, remover a força, arrancar pela raiz. Foi isto que Deus fez com todos nós que nos submetemos a Cristo, que reconhecemos a Sua salvação pela graça por meio da fé. Ele nos chamou para o Seu reino e Sua glória, para que como filhos, tendo sido habilitados, capacitados, por termos da Sua natureza, possamos viver neste mundo como Ele perante as pessoas, fazendo as obras que O revelam diante dos homens.
Porque Ele nos retirou deste mundo, da escravidão de viver de acordo com o pensamento humano, porque Ele nos libertou do domínio do pecado (pecado é vivermos de forma diferente da natureza divina), não temos mais razão para continuar a andar segundo os valores que nos dominavam. Já não andamos e nem podemos andar segundo valores de egoísmo, orgulho, arrogância, mentira, hipocrisia, lascívia e tantos outros que revelam a natureza humana que são os frutos da carne e que não tem qualquer preocupação com as pessoas à nossa volta, mas somente com os interesses pessoais.
Precisamos, como já pudemos ler, santificar o procedimento, sermos santos em tudo que formos realizar, porque já fomos habilitados e recebemos o poder concedido pelo Espírito Santo, que em nós habita, para vivermos da mesma maneira de Deus, isto é, agirmos como Ele e já não somos mais escravos do pecado. Precisamos nos comprometer com o Reino de Deus e andar de maneira que em nossas atitudes e ações (obras), revelemos por meio da igreja e mediante a capacitação recebida, o Deus que conhecemos ou afirmamos conhecer para que o mundo, diante da unidade da igreja, possa ver em Jesus a salvação, a remissão do pecado e a expressão de amor de Deus por nós.
Fomos desarraigados não para continuarmos a viver segundo os valores medíocres e egoístas deste mundo, mas, agora como filhos, expressando o amor de Deus pelos homens, pois é por intermédio da Igreja, o corpo de Cristo, que como família, cada um cuidando uns dos outros e não só dos interesses pessoais é que manifestamos e O revelamos às pessoas que estão a nossa volta, por isso, precisamos aprender a ser o próximo dos que perto de nós, para que cada um seja o seguinte membro da família e aquele que irá revelar o reino ao mundo sendo o próximo de outras pessoas.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/desarraigados-deste-mundo-perverso