Falsos mestres é uma realidade deste o início da igreja, não é novidade. Ensinam coisas que nada a tem a ver com as Escrituras, buscam o próprio interesse e são um exemplo do que não se deve fazer.
O capítulo dois da segunda carta de Pedro relata sobre estes tipos de homens e que precisamos estar atentos, pois surgem no meio da igreja, como podemos ler, do verso um ao três:
“No passado apareceram falsos profetas no meio do povo, e assim também vão aparecer falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão doutrinas destruidoras e falsas e rejeitarão o Mestre que os salvou. E isso fará com que caia sobre eles uma rápida destruição. Mesmo assim, muita gente vai imitar a vida imoral deles, e por causa desses falsos mestres muitas pessoas vão falar mal do Caminho da verdade. Em sua ambição pelo dinheiro, esses falsos mestres vão explorar vocês, contando histórias inventadas. Mas faz muito tempo que o Juiz está alerta, e o Destruidor deles está bem acordado.” (2 Pedro 2:1-3, NTLH).
Qualquer semelhança, como podemos ler quando vamos assistir um filme, é mera coincidência com o que vemos na vida real, com os fatos que nos cercam. Lamentavelmente falsos mestres não é uma utopia, mas uma realidade presente no dia a dia da igreja.
O que ensinam é distorcido do que fala as Escrituras, mas o testemunho que dão, os frutos que produzem, os colocam muito mais longe do que podemos imaginar ou pensar. Temos que estar atentos, pois são homens que não estão alinhados com a vontade do Pai e arrastam pessoas incautas.
Como evita-los? Como fugir de tais tipos de pessoas? Como não nos deixar sermos enganados por ensinos destes homens? Simples, não existe outra forma, não existe outra maneira, somente pelo conhecimento do que fala as Escrituras. Temos, como filhos, que nos empenhar no conhecimento, no entendimento do que o Pai fala por meio da Sua palavra.
Precisamos, necessitamos urgente conhecer porque através da mesma é que podemos julgar o que ouvimos e rejeitar o que traduz pensamento de homem, pensamento deste mundo. Temos que ter a consciência que Deus nos habilitou, capacitou para vivermos a Sua vontade, rejeitando todo pensamento da carne, mas para que tenhamos o conhecimento e andemos por fé, com base nas promessas expressas na palavras existe a necessidade de empenharmos em conhecer e compreender esta vontade para não sucumbirmos a ensinos equivocados.
Por tudo isso, para evitar os falsos mestres e não nos deixarmos ser enganados por ensinos equivocados, precisamos, temos a urgência de conhecer as escrituras e nos submetermos ao que ela fala, pois expressa o querer de Deus para as nossas vidas.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/nao-deixar-ser-enganado