Entender o processo de Deus, compreender que tudo contribui para o nosso bem, que todo sofrimento, toda dificuldade, toda provação tem um só intuito que é o nosso aperfeiçoamento, para sermos semelhantes a Jesus, pois fomos chamados para ser participantes da Sua glória e temos, como filhos que fomos feitos, que viver de maneira a revelar diante dos homens toda a glória do Pai, pois estamos unidos com Cristo.
Na primeira carta de Pedro, no capítulo cinco, no verso dez, podemos ler a seguinte afirmação que ele fez: “Mas, depois de sofrerem por um pouco de tempo, o Deus que tem por nós um amor sem limites e que chamou vocês para tomarem parte na sua eterna glória, por estarem unidos com Cristo, ele mesmo os aperfeiçoará e dará firmeza, força e verdadeira segurança.” (1 Pedro 5:10, NTLH).
Entender o contexto da nossa vida é fundamental para compreendermos cada momento e as situações que vivemos e expressarmos em tudo o Deus que conhecemos, principalmente para revelarmos a Sua glória, pois somos participantes da mesma.
Agora, tendo esta consciência e este entendimento, qual o significado prático de tudo isso para nós? É neste ponto que precisamos ter uma compreensão clara. Quando nos submetemos a Cristo, como Senhor e Salvador, reconhecendo que a reconciliação com Deus é pela Sua graça por meio da fé em Cristo Jesus e que não depende de nós ou mesmo do que possamos fazer, passamos a fazer parte do reino de Deus, tornamo-nos filhos e participantes da Sua glória, pois somos coparticipantes da Sua natureza. Recebemos o Espírito Santo, fomos feito novas criaturas, recebemos um novo coração e fomos capacitados para vivermos neste mundo como Deus perante os homens.
A consciência desta obra de Deus em nós e tendo este entendimento, temos que caminhar nesta jornada de amadurecimento, aperfeiçoamento, mediante os instrumentos e o operar do Pai. Não temos outra maneira de viver que não seja rejeitando as paixões e pensamentos deste mundo, vivendo em novidade de vida, rejeitando tudo que procede da natureza humana e nos submetendo à vontade do Senhor, sendo servos e discípulos de Jesus para que por meio dos nossos atos, no dia a dia, possamos, como cartas vivas, como o bom perfume de Cristo, revelar, mediante os relacionamentos que desenvolvemos, a fragrância do Seu conhecimento.
Estamos neste mundo, como filhos, para revelarmos a glória de Deus e para que as obras que realizamos O glorifiquem, a quem afirmamos conhecer, nos submetendo aos valores do reino para sermos Sua expressão, resultante da capacitação e autoridade recebida para vivermos como Ele perante as pessoas.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/fazer-parte-da-gloria-de-deus