Temos que ter o entendimento claro com relação à perseguição, tribulações e lutas, pois as mesmas fazem parte da nossa vida e são instrumento de Deus para a nossa edificação, formação e para o nosso amadurecimento, para aprendermos a confiar e a depender Dele nesta jornada.
Na carta aos Tessalonicenses, Paulo, no capítulo três, no verso três, fala sobre isso, como podemos ler: “a fim de que ninguém fique desanimado por causa das perseguições. Vocês mesmos sabem muito bem que elas fazem parte daquilo que Deus quer para nós.” (1 Tessalonicenses 3:3, NTLH).
Não podemos desanimar por causa das perseguições que possamos padecer, das lutas ou das tribulações que venhamos a enfrentar. Todas, sem exceção, são instrumentos de Deus para nos forjar e nos levar a sermos maduros espiritualmente e semelhantes a Jesus e andarmos na total dependência do Pai.
Parecem que estas lutas não fazem sentido, não nos levarão a lugar algum, mas não é assim, pois, o objetivo de Deus não é o resultado, mas, a jornada, o processo, o aprendermos a confiar e a descansar Nele. Crescemos à medida que aprendemos a confiar em Deus, a esperarmos que Ele sempre irá prover as necessidades, irá socorrer e dará a solução. Não qualquer solução como normalmente buscamos, mas a melhor para o que estamos enfrentando. Por isso, precisamos entender que não podemos agir como Abraão diante da promessa e buscar um jeito de resolver a questão do herdeiro.
Fomos capacitados, recebemos do Espírito Santo que em nós habita, temos o poder e autoridade para vivermos neste mundo segundo a vontade de Deus. É esta promessa que nos assegura que podemos esperar e descanar Nele, pois Ele não só nos capacita para andar neste mundo conforme a Sua vontade, mas também nos guia em todo o Seu querer. Muitas vezes, como testemunho aos homens, o que importa não é a solução da perseguição, da tribulação e das lutas, mas, como nos comportamos diante das mesmas, pois nossas atitudes são testemunhos para as pessoas que estão a nos observar.
Necessitamos ter um coração como o de Davi, totalmente dependente de Deus e que busca Nele sempre o próximo passo a ser realizado. Que possamos ter sabedoria e discernimento para fazer o querer e o desejo do Pai e que possamos ser instrumentos para abençoar vidas e conduzi-las a Cristo, para que experimentem da verdadeira vida do Criador.
Como luz neste mundo, precisamos lembrar quem somos diante de nosso Deus, rejeitar todo o pensamento e atitude deste mundo, nos sujeitarmos a Ele, confiar Nele e as nossas ações e reações diante das situações é que revelarão o quanto confiamos e descansamos em Deus. Que possamos testemunhar, proclamar e revelar o Deus que conhecemos por meio das nossas ações e palavras, para que Ele seja glorificado por meio de nossas obras.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/perseguicao-faz-parte-da-nossa-vida